As fiscalizações devem ser intensificadas nas praias do litoral paulista durante o feriado prolongado de 12 de outubro. Isso se deve ao grande número de pessoas que tem se concentrado nesses locais, inclusive em feriados anteriores.
A prefeitura de Santos informou que uma força-tarefa será realizada na orla durante o fim de semana prolongado, com cerca de 135 policiais militares e guardas municipais em viaturas e quadriciclos que atuarão em toda a extensão da orla e Lagoa da Saudade (Nova Cintra) durante os dias 10, 11 e 12 de outubro. A movimentação, com apoio do Centro de Controle Operacional, terá foco no cumprimento de decretos que disciplinam medidas de combate à covid-19 e no Código de Posturas. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153.

Em São Vicente agentes também vão atuar orientando sobre a proibição de uso de guarda-sol, bicicleta e cadeira na faixa de areia, além da fiscalização do comércio. Assim como Bertioga, Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Guarujá e Praia Grande vão realizar fiscalizações nas praias visando o cumprimento de restrições locais. A orientação é para que os visitantes e moradores evitem aglomerações e usem máscaras. Em alguns locais também terá a atuação da Vigilância Sanitária. Os frequentadores devem estar atentos às regras, em Praia Grande, por exemplo, não está permitida a utilização de cadeiras de praia, guarda-sol e consumo de alimentos e bebidas, a permanência ou parada prolongada na faixa de areia.

O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e do Vale do Ribeira fez um levantamento que aponta que a taxa de ocupação em hotéis já era de quase a metade permitida. Em Santos estava em 55%, no Guarujá 48% e em São Vicente era de 43%.
BROA

Na represa do Broa que fica em Itirapina, o acesso às áreas públicas continua restrito. Nos finais de semana os turistas costumam frequentar o local, assim como aconteceu no dia 27 de setembro. O acesso só é permitido para moradores e proprietários de imóveis. Para convidados somente com autorização na portaria do Balneário Santo Antônio, conforme informou a prefeitura. Se alguém for flagrado pela Polícia Militar ou Vigilância em Saúde, na orla, em local proibido será autuado e o proprietário ou morador que autorizou a sua entrada. A multa gira em torno de R$ 530,00 para cada um.
Foto: Divulgação