Ainda no período da manhã dessa terça-feira (26), o tempo mudou, o céu ficou escuro, rajadas de ventos fortes e quantidade razoável de chuva em curto espaço de tempo.
“É uma frente fria que chegou no estado de São Paulo e deve ficar semi-estacionada no litoral paulista, com previsão de chuva até domingo, principalmente nos fins de tarde”, explicou o técnico do Ceapla/Unesp, Carlo Burigo.
As temperaturas devem variar entre a máxima de 27 e a mínima de 15 graus.
DEFESA CIVIL
A Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário realizou, nos últimos dias em que estão ocorrendo chuvas mais intensas, um trabalho por intermédio do Departamento de Defesa Civil, que consiste no monitoramento preventivo de áreas de risco suscetíveis a alagamentos e deslizamentos.
Os trabalhos consistem em várias ações que vão desde análises de dados das diversas fontes, ainda na própria base, de registros de pluviometria, volume dos rios, dentre outros, até o trabalho de campo, com o deslocamento das equipes até os locais onde observa-se uma destas áreas de risco para uma avaliação mais apurada dos fatos e buscar uma forma de evitar ou minimizar os problemas, principalmente quando se trata de risco para os moradores.
O órgão informou que, em função dos eventos de chuvas mais intensas, uma grande quantidade de ocorrências relacionadas a pontos de alagamentos foi registrada. No entanto, as equipes detectaram, após um destes dias de chuvas mais intensas, algumas residências que margeiam o Córrego Olinda, na Avenida M-37, com risco iminente de deslizamento.
“Imediatamente, foram mobilizados outras secretarias municipais, como Obras, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Governo, e outras para dar suporte aos moradores e iniciar os trabalhos de recomposição do talude, retirada de detritos, desobstrução de galeria e demais providências. Tudo com a finalidade de evitar que vidas humanas fossem perdidas”, afirmou o secretário da pasta, Marco Antonio Bellagamba.
Os trabalhos ainda são realizados, no entanto, as famílias que residem no local estão sendo assistidas pelos órgãos municipais.