A tristeza se abateu sobre os mais de 40 mil palmeirenses, presentes à Arena Allianz Parque, quando o camisa 8 Fernandez converteu a quarta penalidade máxima e deu a classificação ao time do Boca Juniors à final da Copa Libertadores da América. Estava encerrado o sonho alviverde da quarta estrela dourada da mais importante competição sulamericana.
O empate de 1×1 no tempo normal de jogo já foi tremenda frustração para o time do Palmeiras, que, após empate na casa do adversário, no primeiro jogo, acreditava que poderia definir a classificação, já nos 90 minutos, atuando em seus domínios. Mas, não foi bem assim. Cavani abriu o placar a favor do Boca, aos 23 minutos do primeiro tempo, aproveitando cruzamento da esquerda do ex-palmeirense Merentiel.
A insistência do Verdão, na busca do empate, foi recompensada na segunda etapa. As entradas de Flaco Lopez, Luiz Guilherme e Endrick tornaram a equipe alviverde mais ofensiva. Aos 27, o lateral esquerdo Piquerez arriscou de longe e o goleiro Romero, aceitou. Jogo empatado e renovadas as esperanças alviverdes. O Verdão foi ataque em busca do gol da vitória, mas esbarrou na retranca do Boca Juniors, que, com um jogador a menos, depois da expulsão do zagueiro Marcos Rojo, jogou pra segurar o empate, e conseguiu.
E veio a disputa de pênaltis. Gustavo Gomez e Raphael Veiga, justamente os dois jogadores em que a torcida mais confiava, desperdiçaram suas cobranças defendidas por Romero. O Boca foi mais eficiente e converteu 4 de suas cobranças, suficiente para garantir a vitória e a classificação à final.
Depois do jogo, sobraram críticas ao técnico Abel Ferreira, devido a escalação inicial, equivocada no entender de muitos, pela qual optou, utilizando mais uma vez o lateral Mayke como ponta direita.
O Verdão, agora, volta suas atenções exclusivamente para o Campeonato Brasileiro. Em 4º. lugar na tabela de classificação, após as derrotas sofridas para Grêmio e Bragantino, a equipe enfrenta o Santos, pela 26ª. rodada, no domingo (8), às 16 horas, na Arena Allianz Parque.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Fábio Gianelli