Teve de tudo na 36ª. rodada do Campeonato Brasileiro Série A. Goleadas, gols nos acréscimos, alegrias e decepções. A vitória por 4×0 sobre o América-MG fez o Palmeiras pular 3 pontos à frente dos rivais na busca pela taça de campeão. Endrick, Edu (contra) e Flaco Lopez (2) marcaram na goleada do Verdão.
No Maracanã, o triunfo do Galo Vingador de Felipão sobre o Flamengo de Tite, por 3×0, calou os 65 mil torcedores rubro-negros que esperavam por uma vitória consagradora.
Decepção maior, porém, para torcida do Botafogo. A equipe abriu o placar no último minuto dos acréscimos da segunda etapa, diante do Coritiba, fora de casa, resultado que deixaria o alvinegro da estrela solitária a apenas 1 pontos de distância do líder Palmeiras. Mas, coisas daquelas que só acontecem com o Botafogo, em uma desatenção da defesa, a equipe tomou o empate e viu as chances de título diminuírem consideravelmente.
Após 17 rodadas, sem vitória fora de casa, o São Paulo foi buscar três pontos em Salvador e justamente sobre o Bahia do técnico Rogério Ceni, gol de Caio Paulista já no finalzinho do jogo.
A rodada que começou na terça-feira (28), teve ainda a vitória surpreendente do Corinthians frente ao Vasco da Gama, resultado que mantém a equipe de São Januário na incomoda situação de possível rebaixada ao final do campeonato.
É sem dúvida alguma, o Brasileirão mais disputado na era dos pontos corridos. E o que vem por aí, restando duas rodadas para o término da competição, é algo absolutamente imprevisível depois de tudo o que já aconteceu na disputa.
A 36ª. rodada teve ainda a preocupante derrota do Santos para o Fluminense, em plena Vila Belmiro por 3×0 e a derrota do surpreendente Cuiabá, na Arena Pantanal, para o Inter de Porto Alegre, por 2×0.
Mas não ficou apenas nisso. na quinta (30), mais três jogos marcaram o encerramento da rodada. Na busca por uma vaga direta na Libertadores, o RB Bragantino 1×2 Fortaleza. Cruzeiro 1×1 Athletico Paranaense jogaram no Mineirão. E o Grêmio, ainda com chances matemáticas de título, venceu o Goiás por 2×1, na Arena Grêmio.
Classificação Campeonato Brasileiro Série A: (Após 36 rodadas):
1º- Palmeiras – 66 pg
2º- Botafogo – 63 pg
3º. Atlético Mineiro – 63 pg
4º. Flamengo – 63 pg
5º-Grêmio – 62 pg
6º. RB Bragantino – 59 pg
7º. Fluminense – 56 pg
8º. Athletico Paranaense – 53 pg
9º. São Paulo – 50 pg
10º. Internacional – 49 pg
11º. Fortaleza – 48 pg Cuiabá – 48 pg
12º. Cuiabá – 48 pg
13º. Corinthians – 47 pg
14º. Cruzeiro – 45 pg
15º. Santos – 43 pg
16º. Vasco da Gama – 42 pg
17º. Bahia – 41 pg
18º. Goiás – 35 pg (rebaixado)
19º. Coritiba – 30 pg (rebaixado)
20º. América – 21 pg (rebaixado).
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Cesar Greco