Só um desastre evitaria a classificação do Palmeiras à final da Copa Libertadores da América, e ele quase aconteceu. Jogando na última terça-feira (12) na Arena Allianz Parque, o Palmeiras perdeu o jogo de volta da semifinal para o River Plate por 2×0.
A sorte é que havia vencido o primeiro jogo, em Buenos Aires, semana passada, por placar superior (3×0) e com isso garantiu vaga na grande decisão da mais importante competição sul-americana.
Na partida da última terça-feira, nem de longe o Palmeiras repetiu as boas atuações, ao longo do campeonato, que colocou a equipe treinada por Abel Ferreira, em condição privilegiada de decidir os confrontos de mata-mata em seu estádio.
Ao final da primeira etapa, o placar de 2×0 favorável ao time argentino, deixou a torcida alviverde apreensiva. Totalmente dominado em campo, o Palmeiras não opôs resistência ao adversário.
Mesmo assim, o atacante Rony teve grande oportunidade de ampliar a vantagem palmeirense de 3 gols, conquistada no primeiro jogo, quando o placar ainda estava 0x0, mas parou na boa defesa do goleiro Armani.
No segundo tempo, o River Plate continuou com amplo domínio de posse de bola, e foi criando oportunidades para chegar ao terceiro gol que levaria a decisão para a disputa de pênaltis. Em duas delas, porém, foi impugnado corretamente pela arbitragem com auxílio do árbitro de vídeo.
Com a vaga garantida, veio o alívio para os palmeirenses. Mas fica o alerta de que a equipe precisa melhorar muito se quiser fazer frente para o adversário da grande final, seja ele, Santos ou Boca Jrs.
A partida que decidirá o título da Copa Libertadores da América 2020 está marcada para o estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, no próximo dia 30, às 17 horas. E além do título, ao vencedor caberá um prêmio total de R$115 milhões, além do direito de disputar o Mundial de Clubes da FIFA no mês de fevereiro próximo.
Colaboração Geraldo José da Costa Jr. / Foto: Cesar Greco/Palmeiras