Pela terceira vez consecutiva, o Palmeiras chega à fase semifinal da Copa Libertadores da América. E foi de maneira dramática. Atuando com 9 jogadores, depois das expulsões do volante Danilo, ainda na primeira etapa, e do meia Gustavo Scarpa, já no segundo tempo, o Palmeiras suportou a pressão do Atlético Mineiro, tomou bola na trave, já nos acréscimos e conseguiu levar a decisão da vaga para a disputa de pênaltis, após empate por 0x0, no tempo normal.
Nas cinco primeiras cobranças, para cada equipe, ninguém desperdiçou. Nas cobranças alternadas, brilhou a estrela do goleiro Weverton, que defendeu sem dar rebote, a cobrança do lateral Rubens, do Atlético Mineiro. Na sequência, o zagueiro Murilo, bateu com categoria a sua cobrança, fora do alcance de Éverson, e saiu pra comemorar com seus companheiros. Palmeiras classificado. Festa no “Chiqueiro”.
O adversário do Palmeiras na semifinal, será o vencedor do confronto entre Athletico Paranaense e Estudiantes que jogaram ontem à noite, em La Plata, Argentina. A outra semifinal da Libertadores 2022 será entre Flamengo e Vélez Sarsfield-ARG.
As equipes semifinalistas vão receber da Conmebol, entidade organizadora da Copa Libertadores da América, o prêmio de 2 milhões de dólares, equivalente a cerca de 10 milhões de reais. O campeão do torneio receberá 23 milhões de dólares, ou seja, aproximadamente 124 milhões de reais.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Cesar Greco