Acontece hoje, às 21 horas, na Arena Grêmio, em Porto Alegre, o primeiro jogo das finais da Copa do Brasil, entre Palmeiras e Grêmio. As equipes chegam à decisão, após desgastante Campeonato Brasileiro, no qual o Palmeiras terminou na sétima colocação (58 pontos) e o Grêmio, na 6ª (59).
A proximidade entre ambos os times, na classificação final do Brasileirão 2020 sugere um equilíbrio de forças na disputa. O Verdão terá à disposição do técnico Abel Ferreira, os reforços dos atacantes Wesley e Gabriel Veron, duas revelações da base, na temporada 2020, recuperados de contusão.
Com a presença dos titulares poupados no jogo contra o Atlético/MG, pela 38ª e última rodada do Brasileirão 2020, a equipe encerrou a preparação para o primeiro jogo da final da Copa do Brasil, na última sexta-feira (26), quando, sob chuva, o técnico Abel Ferreira orientou a equipe em treinamento de transições ofensivas e defensivas e finalizações.
Destaque do Verdão na final da Copa Libertadores da América, quando fez o gol do título, o atacante Breno Lopes, está fora do jogo, porque já atuou pelo Juventude/RS, na Copa do Brasil 2020.
O Palmeiras vai em busca de sua quarta conquista de Copa do Brasil. O Verdão já faturou o título nos anos de 1998, 2012 e 2015.
Com todo o elenco à disposição, o técnico Abel Ferreira deve mandar à campo o que tem de melhor. Assim, uma provável escalação do Palmeiras para a primeira partida da decisão contra o Grêmio pode ser: Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gomes, Luan e Matias Viña. Felipe Melo (Gabriel Menino), Danilo (Zé Rafael), Rafael Veiga (Patrick de Paula). Gabriel Veron, Luiz Adriano e Rony (Gustavo Scarpa).
Grêmio vai com tudo em busca do título
Em meio à expectativa quanto à permanência ou não do técnico Renato Gaúcho à frente da equipe, o Grêmio parte para mais uma decisão de Copa do Brasil, competição que já faturou os anos de 1989, 1994, 1997, 2001 e 2016.
A exemplo do Palmeiras, o Grêmio iniciou sua trajetória na atual edição da Copa do Brasil, na fase oitavas de final. Até chegar à decisão foram 6 jogos, 5 vitórias e 1 empate.
Na última sexta-feira, o técnico Renato Gaúcho comandou treinamento tático, no qual trabalhou intensamente a criação de jogadas e movimentos de defesa. Ontem, os treinos foram dedicados ao ensaio de faltas e escanteios.
Uma provável escalação do Grêmio para o primeiro jogo da final pode ser a seguinte: Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Maicon, Lucas Silva, Ferreira (Everton), Isaque (Thaciano) e Pepê; Diego Souza.
Jogo teve horário alterado
Inicialmente marcado para às 16 horas, a partida teve seu horário alterado para as 21 horas, a pedido do governador Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, para evitar a aglomeração de pessoas, o que foi aceito pela CBF. O Rio Grande do Sul vive um período de aumento no número de casos de coronavírus e de internações em hospitais públicos e privados.
Árbitro carioca apita a decisão
Na última terça-feira (23), a CBF informou que o carioca Marcelo de Lima Henrique será o árbitro da partida entre Grêmio e Palmeiras e terá como assistentes Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Alessandro Álvaro Rocha de Mattos. O árbitro de vídeo será Rodrigo Nunes de Sá.
Colaboração Geraldo José Costa Jr. / Foto: Marcello Zambrana/AGIF