As equipes do Palmeiras e do Boca Jrs. estarão frente a frente em uma das semifinais da Copa Libertadores da América. Ambas eliminaram seus oponentes nas quartas de finais e avançaram na competição.
O Palmeiras, que chega a sua 11ª. semifinal de Libertadores e a 4ª. consecutiva, feito só alcançado pelo Santos de Pelé, despachou o Deportivo Pereira da Colômbia, com vitória por 4×0 na casa do adversário e empate em São Paulo, no segundo jogo, sem abertura de placar. Com dois empates e vitória nos pênaltis, o Boca Jrs. que já venceu 6 vezes a mais importante competição sulamericana, eliminou o rival Racing de Avellaneda, mesmo atuando longe de sua torcida.
Por sinal, a torcida palmeirense não tem boas recordações do Boca Jrs. Em duas oportunidades, o time argentino eliminou o Palmeiras da competição, em fases de mata-mata, nos anos de 2001 e 2018. Também a final, disputada em 2000 entre as equipes foi vencida pelo Boca.
Se serve de consolo para os alviverdes, a história registra uma goleada de 6×1, do Palmeiras sobre o Boca Jrs, durante a fase de grupos da Copa Libertadores da América, em 1994, partida disputada no saudoso estádio Palestra Itália.
No mais recente confronto entre as equipes, no ano de 2018, houve empate de 2×2, na Arena Allianz Parque. O resultado acabou eliminando o Palmeiras da Libertadores, naquele ano. Mas, no geral, o Verdão está em vantagem. De 1935 até os dias atuais foram 25 jogos, 8 vitórias do Palmeiras, 13 empates e 4 vitórias do Boca Jrs.
A Conmebol deve confirmar as datas de 25 de setembro e 2 de outubro para os duelos entre Palmeiras e Boca Jrs válidos pela semifinal da Libertadores.
Além de Palmeiras e Boca Jrs. o Internacional de Porto Alegre também já está classificado. A equipe gaúcha passou pelo Bolívar-BOL, com duas vitórias. Hoje, Olímpia do Paraguai e Fluminense, decidem no estádio Defensores Del Chaco, em Assunção-PAR, a última vaga.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Reprodução