A população de Rio Claro e região está convidada o Projeto Geoparque Corumbataí. Palestra sobre o assunto será ministrada nesta sexta-feira (28) pelo geólogo José Alexandre de Jesus Perinotto, professor do curso de Geolgia da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Rio Claro. O evento acontece a partir das 9 horas no auditório do NAM (Núcleo Administrativo Municipal) que fica na Rua Dr. Eoly Chaves, 3265, Alto do Santana em Rio Claro.
O Geoparque Corumbataí é um projeto comunitário de geoconservação, turismo e educação, que conta com uma iniciativa regional de desenvolvimento sustentável na bacia do rio Corumbataí. O território do Geoparque Corumbataí conta com rico patrimônio natural e cultural, onde são desenvolvidas atividades de geoconservação e geoturismo.
A palestra desta sexta-feira é uma promoção do IGCE/Unesp e da Secretaria Municipal da Educação. O tema do evento é “Projeto Geoparque – Sua importância no nosso contexto e no atendimento aos ODS”. Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) são um pacto global com 17 metas ambientais estabelecidas pela ONU (Organização das Nações Unidas) para serem atingidas até 2030.
Em vários países, governos, universidades, entidades diversas, empresas e a comunidade se engajam para que esses ODS sejam atingidos. Em nossa região, um dos projetos que vai ao encontro desses ODS é o Projeto Geoparque Corumbataí, vinculado à Unesco – órgão da ONU – que trata da Educação, Ciência e a Cultura.
Esse projeto envolve a bacia hidrográfica do rio Corumbataí com nove municípios: Analândia, Charqueada, Cordeirópolis, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Piracicaba, Rio Claro e Santa Gertrudes. Toda a comunidade está convidada para conhecer o Projeto Geoparque Corumbataí e sua importância para o desenvolvimento sustentável em nossa região.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação