Quem é que já não teve medo ou vergonha de se comunicar? E não apenas em público, em qualquer situação como uma entrevista de emprego ou na hora de expor uma opinião. O medo de falar em público está à frente do temor de morrer ou de enfrentar dificuldades financeiras, isso foi apontado em pesquisa.
Pensando em contribuir com as pessoas, a jornalista Janaina Moro elaborou estratégias que são fundamentais para superar esse trauma. A profissional vem agregar com a programação do mês da mulher em Rio Claro, que foi pensada e discutida com muito carinho e traz diversas atividades pensando no desenvolvimento e independência da mulher em vários aspectos, desde o empreendedorismo à comunicação que faz toda a diferença para o crescimento tanto profissional quanto pessoal.
Janaina Moro é formada em Jornalismo pela Universidade Metodista de Comunicação, atua há mais de 15 anos em jornal impresso e em televisão, mas ela destaca que para uma boa comunicação é preciso treino e utilizar técnicas acessíveis e que melhoram as relações.
“Até mesmo na área do jornalismo, muitos profissionais se esbarram com o medo de falar e utilizam estratégias para superar e desenvolver da melhor forma o trabalho, a comunicação também é treinável”, diz Janaina que conquistou dois prêmios de jornalismo e destaca que a forma de comunicar os temas foi extremamente importante para esses reconhecimentos.
A jornalista destaca que será um bate-papo dinâmico, descontraído, que vai despertar o poder da comunicação de cada mulher e cada pessoa presente, a capacidade que todos podem ter ou desenvolver. Com técnicas simples, dicas e experiência pessoal e profissional, Janaina abordará qual o método que passou a utilizar no início da carreira e que foi essencial para deixar de lado o receio de falar para muitas pessoas, como ter que fazer uma pergunta durante uma coletiva com autoridades, em que os jornalistas são convocados a fazer questionamentos. “Isso também é algo que trabalhei ao longo da carreira, portanto, todos podem evoluir quando o assunto é comunicação, fica o meu convite para este encontro que será muito especial”, destaca.
A palestra “Mulher Seja Ouvida – Solte sua voz” acontece na terça-feira (28), às 18 horas, no Auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM), na Rua 6, 3265, Alto do Santana. O evento é aberto ao público, com entrada franca, quem quiser contribuir pode fazer a doação de um quilo de alimento não perecível para contribuir com pessoas em situação de vulnerabilidade.
Foto: Divulgação