O pagamento de contas comuns do começo de ano como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) são dois tributos anuais que grande parte da população precisa arcar. No início de 2020 não está sendo diferente, contribuintes movimentaram a região central para ficar em dia com essas contas.
Na fila logo pela manhã dessa quarta-feira (8) estava o operário Cristiano Roberto Cavalcante para deixar em dia contas que são comuns no começo do ano. “Vim pagar o IPTU, imprimi no site e me organizei para pagar à vista”, disse. Para ele a opção é bem viável para não ficar endividado. “Me organizo durante o ano e com uma fatia do 13º para quitar esses boletos como o IPVA também e não começar o ano no vermelho”, completou.
O vigilante Nivaldo Sauzano também resolveu se adiantar. “Hoje vou pagar as contas comuns do dia a dia. Agora IPTU e IPVA também tem que deixar em dia. Entra ano e sai ano sempre mesma coisa”, destacou.
Isenção IPTU
Uma proposta do vereador e presidente da Câmara de Rio Claro André Godoy (DEM) e do vereador Julinho Lopes (PP) estende a isenção de pagamento do IPTU a todas as pessoas a partir de 60 anos, proprietárias de um só imóvel onde residem e que tenham renda máxima de até dois salários mínimos. A norma anterior atingia apenas aposentados e pensionistas, independentemente da idade, o que era injusto, pois um idoso que ainda trabalhasse não era favorecido.
DICAS
Começar o ano no azul é uma tarefa que requer muito esforço e disciplina. Férias, material escolar e impostos, são alguns dos gastos que exigem reserva financeira, mas caso você não tenha se programado, especialistas da Acordo Certo, empresa de renegociação de dívidas online, prepararam algumas dicas para começar o ano no azul e saldar dívidas de forma eficiente.
– Veja com antecedência quais as dívidas estão em aberto
– Um dos comportamentos mais comuns, quando se trata de contas, é se “esconder” delas. Por isso, faça uma relação com as dívidas que possui, busque informações sobre os valores atualizados e prazos.
Negocie
– Com estas informações em mãos, o próximo passo é negociar. Dependendo do tempo em que a dívida está em aberto, as empresas podem oferecer descontos substanciais.
– Utilize o 13º para quitar dívidas
– Acorde o número de parcelas e valores que cabem no seu bolso e considere a possibilidade de utilizar o 13° salário para eliminar os débitos. No caso de pagamento à vista, busque descontos junto à empresa de renegociação de dívidas.
– Procure os meios que oferecem mais descontos
– Um dos formatos com excelentes taxas de desconto são os canais digitais. Ao negociar online você pode comparar opções de pagamento, fazer contas com calma, sem ser pressionado, além de que normalmente os descontos fornecidos pelas empresas credoras são concedidos integralmente no site, sem a necessidade de negociação.
Foto: Diário do Rio Claro