O Dia 12 de outubro para os devotos de Nossa Senhora Aparecida é mais especial ainda. A data é carregada de gratidão e fé para os fiéis, principalmente para aqueles que tiveram a intercessão da Santa e receberam um milagre em suas vidas. “Faço parte da Paróquia Nossa Senhora Aparecida há mais de 20 anos, sou muito devota da Mãe Aparecida. No ano de 2010, alcancei uma graça por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, a cura de uma cirurgia cardiovascular, do meu filho”, relata a devota Olívia Regina Impossetto Marolla, que também é voluntária na Paróquia e prepara o bolo de Nossa Senhora Aparecida.
O Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, padre Renato Luís Andreatto destaca 7 motivos de ser devoto de Nossa Senhora Aparecida: 1. Porque ela nos oferece Jesus; 2. Porque ela nos une a Jesus; 3. Porque ela nos chama a ser Igreja com Jesus; 4. Porque ela é solidária com os pobres, como Jesus; 5. Porque ela exulta e se alegre com seu sorriso de Deus para nós; 6. Porque ela nos ensina a ser obediente: “Fazei tudo o que Ele vos disser”; 7. Porque como uma mãe, ela protege as crianças dos perigos violentos.
FESTA DA PADROEIRA
Sem poder realizar as tradicionais quermesses, a opção foi oferecer a venda de alguns produtos pelo sistema Drive Thru. Neste domingo (11), a Paróquia Nossa Senhora Aparecida realiza a venda das 18 às 22h30 de cuscuz, polenta mole, pastel, lanche de pernil e pernil assados. Na segunda (12), os pratos também podem ser adquiridos das 10 às 22 horas. Somente o pernil assado que será das 9 às 13 horas na segunda.
Esta é a 79ª Festa da Padroeira da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Rio Claro que tem programação de missas e novenas. No dia 12 as missas ocorrem às 6h, 8h e 10 horas. Às 12 horas tem o Terço dos Homens. A Carreata acontece a partir das 16 horas com saída do Aeroclube, com término na Avenida Visconde do Rio Claro com a Rotatória da Avenida 32 onde ocorrerá a bênçãos dos carros. A missa solene e coroação da Santa acontecem às 18 horas. Já a entrega do tradicional bolo é no dia 12, das 7 às 12 horas, também por drive thru.
SANTUÁRIO DE APARECIDA
Pela primeira vez, celebrações do Dia da Padroeira acontecem sem romeiros na Basílica. As celebrações, que no último ano atraíram 162 mil romeiros, desta vez vão acontecer apenas de forma virtual, sem a participação presencial dos devotos no interior da Basílica. A decisão, informada no início de setembro pelo Santuário, foi motivada diante da pandemia do novo coronavírus. Para possibilitar a participação dos fiéis, a Rede Aparecida de Comunicação (TV, Rádio e A12) e as redes sociais do Santuário Nacional (Facebook e YouTube) irão transmitir ao vivo as festividades em louvor à Padroeira.
A principal missa do dia acontece às 9h no Altar Central da Basílica Nova. A celebração será presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. No mesmo local, haverá ainda outra celebração às 18h, encerrando as comemorações. Na Basílica Velha, as missas acontecem às 7h e 12h. Às 15h, a tradicional Consagração Solene será dedicada aos membros da Família dos Devotos, que de casa, devem assistir à cerimônia, que assim como as missas, não vai contar com a presença física dos romeiros. Durante as celebrações, pessoas que atuam em instituições diretamente ligadas à Arquidiocese de Aparecida e às obras sociais e de evangelização do Santuário Nacional vão representar os fiéis no interior das Basílicas. Dessa forma, não será possível o livre acesso do público às basílicas durante as cerimônias. Assim como as missas, outros eventos também sofreram alterações. A tradicional procissão, que no último ano foi acompanhada por mais de 20 mil pessoas pelas ruas de Aparecida, também não acontecerá. Fora do horário das celebrações, a Basílica Nova estará aberta para visitação das 12h às 17h. Durante o período, toda a infraestrutura de acolhimento e serviços do Santuário estarão à disposição dos visitantes. Mesmo com a pandemia, e com celebrações presenciais canceladas, muitos fieis devem visitar o maior templo mariano do mundo.
Como em todos os anos fiéis de Rio Claro saíram em direção ao Santuário percorrendo o Caminho da Fé de bicicleta. José Fortes, Marcelo Cerri e Flávio Barbosa fazem o trajeto pelo terceiro ano, com saída de Águas da Prata, realizando o percurso em 6 dias, no caso o grupo chega ao destino na quinta-feira (15), no total são 320 quilômetros. Ao longo do caminho contam com apoio de familiares, amigos e outros fiéis, além das pousadas, porém com a pandemia estão com hospedagens limitadas.
Fotos: Divulgação