A vida de padre é meio nômade. Quando assumem o sacerdócio e vestem o hábito devem estar prontos para seguir o caminho que a igreja lhes indicar. É o que está fazendo o padre Renato Luís Andreatto. Depois de sete anos à frente da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, ele está deixando a comunidade para assumir a Igreja Matriz São João Batista no lugar do padre Antonio César Maciel Mota que assumirá a Paróquia Senhor Bom Jesus, em Rio das Pedras, no próximo dia 16.
Em missa realizada no dia 22 de janeiro o padre Renato se despediu da comunidade de Aparecida. Além disso, gravou uma mensagem em vídeo agradecendo o acolhimento e o apoio dos paroquianos ao longo desses sete anos de caminhada conjunta.
“Minha gratidão pelos sete anos que juntos nós percorremos, a caminhada espiritual, a caminhada fraterna em nossa paróquia. Foram sete anos de crescimento para mim… Foi um crescimento para minha vocação sacerdotal, minha vocação presbiteral. Quero agradecer você por ter estado comigo nesses sete anos de caminhada”, disse.
Padre Renato observou que ele não estará longe e que visitas podem amenizar a saudade. “Quando sentirem saudades podem me visitar, ficarei muito feliz de receber você na Paróquia São João Batista”, convidou. De fato, a comunidade pode participar da missa de posse canônica que será realizada às 10 horas deste domingo (5) com celebração do bispo diocesano, Dom Devair Araújo da Fonseca. A igreja matriz fica na Rua 6, entre as avenidas 3 e 5, Centro de Rio Claro.
Padre Renato será o 23º pároco da Paróquia São João Batista, que responde ainda pelas capelas Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção, Imaculada Conceição (Santa Casa), São Benedito e Nossa Senhora Puríssimo.
Esse novo desafio traz uma emoção especial ao sacerdote, já que a Paróquia São João Batista foi a igreja onde ele foi batizado em 1966. Sendo natural de Rio Claro, ele será o primeiro pároco a assumir as direções espiritual e administrativa como filho da cidade e padre. “Infinitas são as graças que Deus me concede pelo ministério presbiteral, principalmente a de servir a Ele e a uma comunidade de fiéis leigos”, destaca o padre.
Sobre o novo desafio à frente da igreja matriz, o pároco comenta que todo chamado gera novas expectativas, e essa situação não é diferente. “Tenho consciência da responsabilidade não apenas de apascentar, administrar e orientar o rebanho que me foi concedido, mas de dar continuidade nos trabalhos de evangelização dessa porção do rebanho do Senhor”, disse em entrevista ao jornal diocesano Em Foco.
Ao todo a Diocese de Piracicaba está transferindo 23 padres na região. Sobre as mudanças, o bispo observa que elas abrem novas oportunidades e aprendizagens “Muitas vezes, o povo e o padre estão contentes e acostumados com as coisas na paróquia. Isso é bom, mas depois de um tempo é importante promover mudanças. É comum que alguns fiéis se sintam contrariados, mas imaginem quantas oportunidades e coisas boas um novo padre pode trazer para a paróquia. E quanto o sacerdote pode ensinar e aprender em uma comunidade diferente”, disse Dom Devair ao anunciar as transferências.
Histórico e atuação
O padre Renato Luís Andreatto nasceu em Rio Claro em 5 de fevereiro de 1966. Sua ordenação diaconal ocorreu em 16 de maio de 1998 e a ordenação presbiteral em 28 de novembro de 1998. Ele começou seu ministério na Diocese de Piracicaba em fevereiro de 2010 como vigário da Paróquia São Judas Tadeu em Piracicaba.
Foi o primeiro pároco da Paróquia São José de Tupi em Piracicaba, de 6 de fevereiro de 2011 a dezembro de 2015. Em 6 de fevereiro de 2016 assumiu a Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Rio Claro onde ficou até o mês passado e, segundo ele, “deixa um legado de fé fortalecida pelo dinamismo atuante e presente constantemente na paróquia, pelos atendimentos e auxílios prestados através dos sacramentos, celebrações, encontros, visitas e atividades sociais”.
O padre frisa que o trabalho (assistência espiritual e social) foi mantido mesmo diante do período pandêmico, assim como as missas cujas celebrações remotas foram acompanhadas pelos fiéis através das mídias (TV Oração, Facebook, Instagram).
Além de assumir como pároco da Paróquia São João Batista, padre Renato ainda terá como responsabilidade em seu ministério as seguintes funções eclesiais na Diocese de Piracicaba: auditor do Tribunal Eclesiástico da Diocese de Piracicaba, diretor Espiritual do Seminário Propedêutico, assessor de imprensa da Diocese de Piracicaba, conselheiro do Colégio Diocesano de Consultores, membro da equipe diocesana dos preparativos para o Jubileu dos 80 anos da Diocese de Piracicaba, membro do Conselho Diocesano de Piracicaba dos Presbíteros e articulador diocesano de Piracicaba da Paixão de Cristo de Rio Claro.
Por Ednéia Silva