Luís Carlos de Siqueira Martins, padre que nasceu em Jacareí/SP é o novo pároco de Rio Claro. Ele foi nomeado para coordenar a Paróquia Bom Jesus, a partir deste dia 3 de fevereiro. A posse oficial ocorre em missa solene às 19h30 de hoje.
O Diário do Rio Claro quis saber quais as expectativas do religioso, que diz ter visto na Paróquia que vai assumir “uma comunidade viva”, o que o anima. “Observei que os paroquianos são bem ativos nos afazeres da comunidade. É claro que os desafios são enormes, a responsabilidade do pároco ao ser o pastor, terá que estar bem atento aos anseios de todos. Mas sei e tenho consciência que tudo tem que ser conduzido por Jesus Cristo. Minha vontade não pode prevalecer, mas, sim, sempre a do Mestre Jesus.”, afirma ele.
Padre Luiz Carlos elenca os vários aspectos da missão que está assumindo perante a comunidade. “Em primeiro lugar, mostrar a todos o caminho da Salvação. Isso é primordial. Depois vem toda estrutura pastoral, visitas aos doentes, atendimento, celebrações, benção de casas, visitas aos nosso idosos etc…”, enumera.
Ele cita, também, a preocupação com a estrutura física da paróquia. “Vou procurar cuidar do templo, das estruturas físicas, porque o cuidado com as coisas de Deus deve ser primoroso. Peço que eu possa, com muita humildade, realizar bem este cuidado perante a comunidade. Deus precisa estar sempre no comando é para Ele que estamos aqui”, acrescenta.
Ele admite que promoverá algumas mudanças, mas, garante que tudo será feito com calma. “Já estou conhecendo um pouquinho desta maravilha que é essa comunidade. Teremos algumas mudanças em questão de celebrações, que acho necessário”, diz ele, sem mais detalhes. Porém, o novo pároco assegura: “quero realizar tudo no seu tempo, sem pressa. Mas o tempo passa muito rápido então precisamos evangelizar para ontem”, argumenta ele.
O padre Luiz Carlos diz que não tem projetos pessoais e coloca sempre os desígnios de Deus na frente de qualquer pretensão particular. “Meu projeto pessoal não pode jamais prevalecer, mas sempre o projeto de Deus. Quando o meu projeto pessoal está à frente, meu Deus se torna pequeno”, afirma. “Porém, temos que rezar sempre antes para que o Espírito Santo, possa nos conduzir. E Ele que dá a todos nós a direção, aí sim tomamos nossa decisão”, declara o religioso.
Ele descreve sua expectativa para a celebração de sua posse. “Vamos celebrar a Eucaristia e também a adoração ao Santíssimo Sacramento do altar, colocando toda nossa missão no coração eucarístico de Jesus. Assim vamos começar nossa missão aqui, rezando primeiro… depois, sim, vamos trabalhar para que o reino de Deus possa acontecer em nossa comunidade”, diz ele.
O religioso fez questão de agradecer a recepção que recebeu. “À cidade de Rio Claro, quero agradecer pela acolhida que tive e estou tendo. Podem sempre contar com este pobre servo de Deus, que está com muita vontade de servir a comunidade naquilo que precisar. Procuro estar presente em tudo, procuro servir a Deus com zelo e muito amor. Sei da minha limitação, mas também sei da graça de Deus em mim. Juntos somos fortes, e quanto mais estivermos juntos, mais fortes seremos”, defende ele. “Contem sempre comigo. Deus abençoe grandemente a todos desta cidade pela qual já estou apaixonado”, conclui.
Foto: Diário do Rio Claro