A Paróquia do Espírito Santo, no Jardim Guanabara, em Rio Claro, está sob novo comando. Hoje, com missa solene às 19h30 na sede da Paróquia, toma posse o padre José Maria Santos de Oliveira.
Ele tem 43 anos e nasceu em Itapiúna, cidade do interior do Ceará, a 314 quilômetros da capital Fortaleza. Estava havia três anos como vigário paroquial na Catedral de Santo Antônio, em Piracicaba.
O padre José Maria disse ao Diário do Rio Claro, que está há poucos dias na cidade e ainda se inteirando da estrutura e atividades da paróquia que passa a liderar, mas diz que se sente acolhido. “A primeira impressão que tenho é de muito trabalho e acolhimento por parte do povo”, afirmou ele ontem.
Ele diz achar que seu maior desafio é “trazer as almas para Deus”. E afirmou que encara esse desafio com alegria. “A alegria de saber que Deus vai fazer. Porque quem faz não somos nós, e sim Deus, se Ele acha abertura em nosso coração”.
Sobre eventuais projetos pessoais, o novo pároco é taxativo. “O primeiro é devolver no coração do homem o lugar que é de Deus, e que o diabo tem roubado”, afirma ele. “E tudo o mais vem por acréscimo, inclusive projetos sociais. Eu sou testemunha disso”, garante.
“Coração aberto”
Em grande expectativa pela posse, o padre enviou uma mensagem ao povo de Rio Claro e particularmente, de sua nova paróquia. “Eu estou de coração aberto para somar, e caminharmos juntos rumo à nossa primeira meta que é o Céu. Pois devemos fazer o bem, sem ver a quem, e ansiarmos, dia a dia, pelas coisas do Alto”, declarou ele.
“Estou muito grato aos que me acolhem. Tenham certeza de que acolherei também a todos que vêm ao meu encontro”, concluiu.
A Paróquia do Espírito Santo foi instalada em 1999 e tem sob sua jurisdição as capelas e comunidades Nossa Senhora Rainha da Paz, no Jardim das Palmeiras, Nossa Senhora Auxiliadora, no Jardim Novo I, São José, no Bairro Assistência, Santa Cruz e São Sebastião (Sitinho), Imaculada Conceição, na Fazenda Velha e Santo Antônio Maria Claret, na Terra Nova.
Outras mudanças
Desde o início de fevereiro vêm sendo efetivadas mudanças de comando em paróquias de Rio Claro, conforme determinação da Diocese de Piracicaba. A Matris de São João Batista, no Centro da cidade, passou a ser liderada pelo Padre Renato Andreatto; a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida passou a ser comandada pelo Padre José Geraldo Campos Penido; Já a Paróquia do Bom Jesus, passou na semana passada a ser comandada pelo padre Luiz Carlos de Siqueira Martins. E a Paróquia Imaculado Coração de Maria passou em fevereiro a ser comandada pelo padre Antônio Ramos do Prado. A Paróquia de São José Operário passou a ter como pároco Anselmo Cardoso Martiniano, a de São Francisco de Assis tem como Vigário Paroquial o padre José Jorge Teodoro; a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida passou a ser comandada pelo Vigário Paroquial Padre Gutenberg Santos.
Foto: Divulgação