Um paciente foi às redes sociais desabafar e relatar um problema que tem enfrentado. Segundo ele, está em falta na rede pública seringas para diabéticos. “Está completando 25 dias sem seringas para diabéticos nas UPAs e postinhos”, disse.
De acordo com o paciente, ele toma insulina duas vezes ao dia. “É meu direito cobrar esta longa demora na compra e entrega dos materiais”, declarou.
Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.
A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar), transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.
O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.
PREFEITURA
Em nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que não recebeu reclamações sobre falta de agulha para aplicação de insulina. O material está sendo distribuído pela rede municipal de saúde.
A FMS explica que está sendo usada para distribuição modelo intermediário de agulha, que atende as necessidades dos pacientes, enquanto aguarda a entrega dos demais tipos de agulha, que devem chegar na semana que vem.