Um paciente entrou em contato com equipe de reportagem do Diário do Rio Claro relatando demora no atendimento no Hospital de Campanha do Cervezão em Rio Claro. “Eu fui no Cervezão, a situação estava precária, o atendimento. Cheguei às 17 horas, falaram que estava demorando bastante, perguntei quanto tempo, disseram que umas 6 horas. Aí eu vi que começou a demorar muito e ninguém chamava os pacientes, não tinha médico. Eu perguntei, mas disseram que ninguém sabia o que estava acontecendo e ninguém podia dar explicação, que já era mais de 17h30, que todo mundo tinha ido embora e tinha gente que chegou lá 9 horas da manhã era 8 da noite e ainda não tinha sido atendido. Eu ia até fazer um Boletim de Ocorrência. Ai quando foi 20h30 quando apareceram três médicos, ai começaram a chamar”, destacou o paciente que apresentava sinais de Covid-19. “Não fizeram o teste, porque falam que é a partir do oitavo dia, mas eu já estou há vários dias com os sintomas. Como eu também estava com dor de dente, me receitaram apenas remédio para isso. E muita gente para fazer o teste de Covid lá, está uma calamidade”, disse.
PREFEITURA
Questionada, a Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que ninguém ficou sem atendimento. Por meio de nota explicou que “o atendimento na unidade é realizado a partir de classificação de risco, sendo que, os casos mais graves têm prioridade no atendimento. Cerca de 90% dos casos que são atendidos no Pronto Atendimento do Cervezão atualmente são classificados como não urgentes (cor azul), podendo aguardar o atendimento sem que o quadro de saúde seja agravado”.
Porém a Secretaria de Saúde informou que na manhã de segunda-feira (4) dois médicos realizaram os atendimentos no Pronto Atendimento do Cervezão, referência para os atendimentos graves e moderados de Covid-19 no município. À tarde a situação foi normalizada com a chegada de um terceiro profissional.
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