Uma paciente procurou o Diário do Rio Claro para questionar e relatar a situação constatada por ela no Hospital do Cervezão. A mulher começou a sentir dor de cabeça e fraqueza, na sexta-feira (12), até que na segunda-feira (15) resolveu procurar atendimento médico, porém relata que chegou pela manhã e só foi atendida a noite, após 10 horas de espera. “Você chega, apresenta o documento no balcão, falam para esperar e você espera. Dei entrada às 9h41, passei no acolhimento 11h24, depois da triagem tem que aguardar. Eu estava na turma das 9, mas tinha um rapaz que estava desde as 7 da manhã. Para ele deu mais de 12 horas de espera, para mim foram 10 horas, entrei 9h40 e fui atendida às 19h45. Disseram que só tinha um médico. Depois dois. E ainda lá dentro informaram que um dos médicos ia avaliar a situação dos internados e depois voltava para atender, achei um absurdo. É exposição demais, se você não está com o vírus, você acaba pegando”, conta.
Ela e muitas outras pessoas aguardavam para fazer o teste de Covid-19. “Área de espera lotada, lá fora, aos arredores, na rua, foi terrível. Meu resultado não saiu, mas estou sendo medicada e já me deram informações de como proceder. E tinha gente mal, tossindo, crianças com tosse. Eu sei que todo mundo está cansado, mas tem que ter uma solução. Como não ter médico?”, questionou.
Nessa terça-feira (16), outro paciente destacou a espera ao Diário do Rio Claro. “Cheguei 8h43, já quase 13 horas e não fui atendido”, disse.
PREFEITURA
O Diário do Rio Claro questionou a prefeitura sobre a situação. Em nota enviada ao Centenário, o órgão confirmou a falta de médicos. “A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro informa que, em razão da pandemia de coronavírus, está enfrentando dificuldades para montar a escala de plantões médicos. Faltam médicos.”
Salienta ainda que ações são realizadas para normalizar. “A secretaria informa também que, conforme divulgado, já vem tomando providências para a contratação de mais médicos. Para isto, na semana passada realizou um pregão, publicou no Diário Oficial do Município a realização de provas de concurso público e vai abrir uma licitação pública para contratar mais médicos.
RECOMENDAÇÃO
A Secretaria de Saúde de Rio Claro pede para que as pessoas só procurem as unidades de urgência e emergência quando necessário, utilizando, sempre que possível, as unidades de saúde da família ou unidades básicas de saúde.
SECRETARIA
A secretaria lembra ainda que a unidade do Cervezão é exclusiva para o atendimento de casos de pacientes com sintomas de Covid.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação