Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a Vigilância Epidemiológica está investigando um caso suspeito de infecção por coronavírus, em paciente que chegou de viagem da Itália no domingo (1º), com sintomas de coriza, dor de garganta e tosse. A pessoa foi atendida em hospital particular, que adotou todas as medidas preventivas recomendadas pelo Ministério da Saúde.
O quadro de saúde da paciente, que seria uma mulher, de 32 anos, é leve e estável. A pessoa está em isolamento domiciliar. A secretaria esclarece ainda que os familiares estão assintomáticos e todos estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica até a liberação do resultado de exame.
No final de janeiro, circulou nas redes sociais comentários sobre paciente internado na UPA da 29 com sintomas de gripe e que teria voltado de viagem, em um avião em que foi constatado um caso de coronavírus. Sobre o assunto, na época, a Vigilância Epidemiológica de Rio Claro informou que, no dia 30 de janeiro, recebeu notificação sobre paciente que deu entrada na UPA da Avenida 29 com febre e outros sintomas. Porém, não se enquadrava nos critérios de caso suspeito estabelecidos em protocolo do Ministério da Saúde para notificação de coronavírus.
As orientações da Vigilância Epidemiológica são as que valem para qualquer síndrome respiratória: lavar bem as mãos, evitar ambientes fechados com grande concentração de pessoas e ficar atento para itens da etiqueta respiratória, como cobrir a boca ao tossir, usar álcool gel para desinfetar as mãos, dar preferência ao lenço descartável, etc.
O Ministério da Saúde orienta que, se a pessoa apresentar sintomas de doenças respiratórias e febre após contato com pacientes em que há suspeita ou confirmação de coronavírus, deve procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível. Isso também vale para pessoas com sintomas que vieram de viagem, nos últimos 14 dias, de países considerados áreas de transmissão pelo governo federal. A lista de países está no site do Ministério da Saúde.
Em caso de confirmação de coronavírus em Rio Claro, a Vigilância Epidemiológica seguirá os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
O Brasil tem três casos confirmados de coronavírus. Eles não têm relação entre si, embora sejam residentes do município de São Paulo. Os casos são importados e, por isso, não há mudança da situação nacional, pois não existem evidências de circulação sustentada do vírus em território brasileiro.
No mundo, os números atualizados na manhã dessa quarta-feira (4) revelam 94.204 casos de infecção pelo vírus (Covid-19). Desses, 51.187 casos são de doentes que já se recuperaram. A doença já provocou 3.219 mortos em todo o mundo, a maioria na China.
REGIÃO
A cidade de Araras também segue monitorando o primeiro caso suspeito da doença. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a suspeita de coronavírus (Covid-19) do município trata-se de um paciente, de 36 anos, que veio da Islândia (país na Europa), com conexão em Londres (Inglaterra), e apresentou os sintomas leves e sem gravidade, e segue em isolamento domiciliar. O exame, que foi encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz, vai confirmar ou não a doença.
Foto: Agência Brasil