No Brasil as experiências com as estações do ano variam muito de acordo com as regiões. Muitas vezes os que nos ensinam não é o que realmente acontece em cada estação na região em que vivemos.
Nossa rotina diária é agitada e muitas vezes nem percebemos mudanças evidentes no clima, por exemplo, ficou mais frio, a luminosidade mudou, entre outros aspectos. Na região onde vivemos, o Sudeste, as flores aparecem não só na primavera, mas também em outras estações do ano.
Para entender melhor os ciclos dessa natureza viva, temos que estar juntos a ela, conhecer sua intimidade, através da observação e de estar presente. Um exemplo são as escolas da floresta, onde as crianças conhecem cada árvore, um conhecer de convivência e amizade, sabem quais pássaros estão em cada uma delas, que árvores vão brotar em pouco tempo; não é um conhecimento científico, mas um conhecimento de convivência.
Atualmente observamos o descompasso do clima em consequências do desrespeito a natureza e ao meio ambiente por parte do ser humano. Como o verão foi quente demais, é bom saber que o outono chega e o clima fica mais fresco, com temperaturas mais agradáveis e chuvas mais frequentes.
O outono nos traz um tempo mais temperado, nos vestimos melhor, atividades físicas são realizadas sem suar constantemente, sem precisar de ar condicionado, ventiladores, etc.
A natureza no outono nos mostra que algumas árvores começarão a perder as folhas, a paisagem não será tão bela como na primavera, mas as temperaturas serão mais aconchegantes, com noites mais frescas propícias para boas reuniões, degustação de bons pratos e bons vinhos.
O outono é um iniciar de um novo ciclo de vida para a natureza, onde a perda das folhas simboliza o reviver das árvores, que após esse período voltará com folhas mais verdes, mais deslumbrantes e com flores.
A humanidade está passando por grande turbulência, pandemia, guerras e podemos associar tendo isso como uma maneira de renascimento, de caminhar de forma diferente, com mais respeito à natureza e ao meio ambiente. Como exemplo das árvores, os seres humanos também tem que trocar suas folhas, seus conceitos, padrões, hábitos inadequados, para que possamos continuar sobrevivendo e garantindo a vida no Planeta Terra.
Precisamos enxergar urgentemente os sinais que a natureza nos mostra, a troca de estações anunciam as transformações no meio ambiente, a pandemia nos mostrou que temos que assumir nossas responsabilidades, pois um desequilíbrio da natureza traz consequências graves como a que vivenciamos nesses últimos anos.
Vamos nos espelhar na leveza da água, reavaliar nossos caminhos, construir o leito de nossas vidas em harmonia com o meio ambiente.
O outono é tempo de aproximação, tempo de mais calor humano, mais amores, mais carinhos, mais abraços, tempo de cuidar de nosso meio ambiente e de nosso planeta com mais atenção, para sermos mais felizes nessa imensa tarefa de cuidarmos bem de nossa natureza.