O comércio caminha para a data considerada a mais próspera do setor, o período natalino, quando normalmente as vendas alcançam grandes números. Para este ano a expectativa não é diferente como destacou o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Rio Claro, Célio Simões Cerri. “As expectativas são boas. O comércio está voltando a ganhar força, teremos horário especial que já foi definido e os comerciantes estão se preparando para este período. Ou seja, a demonstração que estamos tendo é que vai ser um bom natal, podendo ser até melhor que no ano passado, porque ficamos por muito tempo com as portas fechadas e agora que as pessoas estão voltando a comprar”, observou.
Cerri salientou ainda que todos os cuidados de prevenção estão sendo mantidos nos estabelecimentos. “Todos estão observando essa questão, vai ficar muito tempo assim, o pessoal está se permitindo mais a sair e comprar, precisamos do povo para vender, então temos que saber conviver com o atual momento, não dá para ficar com portas fechadas”, disse.
Cerri ressalta que alguns produtos chegaram a faltar no mercado, mas que para o natal as lojas estão se abastecendo. “É uma lógica, muitas indústrias e comércios pequenos fecharam, as que ficaram tiveram que produzir mais, não teve muita produção e agora o consumo tem aumentado. Mas vai estar tudo em ordem para atender os clientes para este período que antecede o natal”, observou.
Horário ampliado no período natalino
Para o período natalino o comércio passa a ter horário especial no dia 4 de dezembro, de segunda a sexta-feira as lojas ficam abertas das 9 às 22 horas, aos sábados das 9 às 18 horas e, em dois domingos (o segundo e o terceiro de dezembro) o comércio de rua fica aberto das 9 às 16 horas.
O Decreto municipal publicado nessa sexta-feira (13) no Diário Oficial do Município estabelece a ampliação no horário de funcionamento do comércio de Rio Claro no período de 04 a 24 de dezembro. De acordo com o texto do decreto, o objetivo da ampliação é garantir mais oportunidade de acesso às compras e maior segurança na prevenção à Covid-19 tanto aos lojistas quanto aos consumidores, com menor aglomeração de pessoas.
O decreto também estabelece que o shopping center e o boulevard estarão autorizados a funcionar das 9 às 23 horas.
Brasil está oficialmente saindo da recessão, afirma ministro
O Brasil está oficialmente saindo da recessão, afirmou nessa sexta-feira (13) o ministro da Economia, Paulo Guedes, ao participar virtualmente do 39º Encontro Nacional do Comércio Exterior (Enaex). “Recebemos hoje a notícia de que o Brasil está oficialmente está saindo da recessão”, disse Guedes.
Ele destacou que sua “hipótese de trabalho” é que as contaminações pelo novo coronavírus estão em queda e que a “vacina está chegando”. “O Brasil está conseguindo combater a doença. Isso é um fato que está acontecendo do lado da saúde. Do outro lado, da economia, é um fato que o Brasil está saindo da recessão”, enfatizou.
Para o ministro, o governo tem cerca de um ano e meio para transformar a retomada da economia em crescimento sustentável. “Em vez de uma onda de consumo, em uma forte recuperação cíclica, o desafio é transformar isso na ampliação da capacidade produtiva.”
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período), divulgado nesta sexta-feira, mostrou crescimento de 9,47% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o segundo trimestre. Em setembro, comparado a agosto, houve expansão de 1,29%.
Em relação ao terceiro trimestre do ano passado, foi registrada queda de 3%. Em 12 meses encerrados em setembro, houve retração de 3,32%.
Empregos
Guedes ressaltou que o país criou 300 mil empregos em setembro. Segundo o ministro, o “ritmo está tão forte que talvez seja difícil manter” a criação de emprego nesse patamar.
O ministro lembrou que, em anos anteriores de crise, as perdas de emprego foram maiores no que na atual. Neste ano, até setembro, a perda chegou a 550 mil postos de trabalho, contra 650 mil na recessão de 2015 (de janeiro a setembro) e 687 mil em igual período de 2016. “Os erros de política econômica causaram mais dano do que a pandemia”, afirmou.
Comércio pode abrir no feriado de 20 de novembro
No dia 20 o comércio de Rio Claro tem liberação para abrir das 9 às 15 horas. “Entramos em acordo com o Sindicado dos Empregados que cedeu para abrir na data”, comentou o Presidente do Sincomércio Célio Cerri.
Foto: Divulgação