A Escola Maria Peregrina surgiu por uma comunidade da igreja católica. Primeiro com um grupo de jovens semelhante aos missionários da Canção Nova, depois que surgiu a Comunidade Maria Peregrina, em seguida, a escola que é a obra social desta comunidade. Atualmente, a escola atende 20 alunos na Educação Infantil 1 e 2, conta com seis funcionários e funciona em prédio na Rua 8 JV, 52, Jardim Village. A escola atende em período integral e os alunos aprendem além dos conteúdos pertinentes à série matriculados, aula/oficinas como balé, inglês, musicalização infantil. Tamém são trabalhados outros valores éticos e morais que podem tornar este aluno um cidadão de bem tanto na vida pessoal como profissional.
O Diário do Rio Claro conversou com a pedagoga, coordenadora e também missionária Michele Fragua de Oliveira Ribeiro, que esclareceu o método considerado inovador e que é aplicado na escola. “Para mim todo esse modelo inovador da escola Maria Peregrina, enquanto educadora, é o que vê o aluno em sua essência, porque a base é a singularidade, vemos cada criança como um ser único, e a partir do seu ritmo de aprendizagem, ritmo de vida, conhecimento, é que se elaboram atividades para essas crianças. O aluno chega até a escola e são desenvolvidas com ele todas as habilidades dentro de algo que ele gosta muito. Ele monta o projeto de algo que ele gosta e dentro desse projeto ele aprende os conteúdos pertinentes à série da matrícula desse aluno. Então para mim enquanto educadora toda inovação vem porque a gente pensa a educação para uma criança, depois para outra e outra assim por diante. Assim, a gente consegue ver que cada criança tem seu jeito de aprender e além de tudo isso o quanto traz de benefício essa educação para a criança da escola Maria Peregrina”, explicou.
A pedagoga explica que não é trabalhada apenas a questão educacional de conteúdo, mas a Escola trabalha com valores, com ética. “Então a gente forma essa criança em sua essência, de um ser humano, um bom cidadão, para uma empresa, uma vida, para a construção de famílias, trabalha esse ser humano em um todo, desenvolvendo nele valores morais, éticos, formação humana e também aprimorando a sua aprendizagem por meio dos conteúdos. Para mim como uma educadora vejo a Escola Peregrina como uma escola que realmente transforma a vida do ser humano e faz com que ele se sinta capaz de ser uma pessoa melhor para o outro”, destaca.
Michele destaca que é uma escola sem mensalidade, católica, porém alunos de todas as religiões podem se matricular. Para se manter, a unidade conta com projetos. “Temos projetos de captação de recursos como nossa loja física do brechó em que toda a renda é revertida para a manutenção da escola. Também fazemos eventos e campanhas. Temos pessoas que colaboram com doações mensais que são os amigos comprometidos”, observa.
A coordenadora salienta também que a cada ano a escola cresce uma série, para 2022 terão também o 1° ano do ensino fundamental. Para matricular na escola os alunos precisam ter a idade e os pais passam pelo processo seletivo. Participando de formações pedagógicas e de formação humana, ressaltou a coordenadora.
Por Janaina Moro/Vivian Guilherme / Foto: Divulgação