A vida pessoal e profissional gira em torno dos relacionamentos. Em momentos de crise como o que vivemos hoje, por conta da pandemia, os relacionamentos assumem importância ainda mais significativa em nosso cotidiano.
Na gestão empresarial, esse sempre foi um assunto tratado com muita preocupação e que tem merecido estudos sobre sua influência no resultado final das organizações.
Nas empresas é comum o tema relacionamento interpessoal ocupar horas de treinamento na agenda dos administradores, principalmente daqueles responsáveis pela gestão dos recursos humanos.
Sempre fui muito cético, quando a abordagem trata apenas de questões pontuais e sem dar a devida importância para a abrangência sistêmica que o assunto requer.
Os relacionamentos no ambiente de trabalho se tornam ainda mais complexos, pois as pessoas com as quais nos relacionamos nesse ambiente não foram fruto de nossas escolhas.
Você não escolhe a pessoa que vai trabalhar ao seu lado, conviver com você por dez a doze horas por dia, quem sabe, por muitos anos.
Na vida profissional, apesar de você não escolher seu colega de trabalho, seu desempenho depende, muitas vezes, da interação e do relacionamento que você terá com essa pessoa.
Essa, portanto, é uma questão multifacetada, se levarmos em conta ainda que outras pessoas farão parte desse relacionamento, dentro desse mesmo contexto.
Deste modo, para que as coisas possam acontecer de forma positiva para todos, será preciso uma percepção da realidade que envolve o todo. Convenhamos, não estamos falando de nada muito fácil de se atingir.
Já a percepção do outro, torna-se o fator de fundamental importância nesse processo, pois é essa percepção que fará toda a diferença na performance individual e no resultado final da organização.
A preocupação das empresas pelo tema, é perfeitamente justificada na medida em que o relacionamento interpessoal define e influencia a produtividade, por inúmeros aspectos.
Inúmeros estudos e pesquisas realizadas, para verificar a importância e os efeitos dos relacionamentos na vida das pessoas, concluem que relacionamentos negativos causam enfermidades graves, como doenças inflamatórias que podem culminar em câncer ou doenças cardíacas.
O estado emocional e mental, produto das relações interpessoais, influenciam a saúde, propiciando o aparecimento de doenças, como a hipertensão, o diabetes, a fibromialgia (doença que provoca dores no corpo, fadiga, alterações no sono, depressão e fadiga) o câncer e tantas outras.
Um profissional com essas manifestações, corre o risco de desconcentrar-se no trabalho e como consequência, estará mais suscetível a erros e acidentes.
Ainda que por desconhecimento é muito comum encontrar organizações que relegam a importância dos relacionamentos no local de trabalho, deixando de produzir maiores e melhores resultados.
Empresas e organizações que realizam uma abordagem clara sobre seus objetivos, estabelecem um processo de comunicação e informação teransparente e nutrem em suas lideranças um comportamento ético, humanizado e assertivo apresentam maior probabilidade a melhores relacionamentos no ambiente de trabalho.
Promover relacionamentos saudáveis, é um diferencial organizacional que precisa ser gerenciado de forma profissional, ainda mais pelo momento que vivemos.
Até…
O autor é conferencista, palestrante e Consultor empresarial. Autor do livro Labor e Divagações.
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