Há um gênero literário que, no Brasil, como em nenhum outro país, ganhou uma dimensão tremenda arrebatando milhares de leitores, a partir dos livros psicografados pelo médium Francisco Cândido Xavier (1910-2002). É a literatura espírita.
Romances como Há Dois Mil Anos e Paulo e Estevão, pra citar apenas dois best sellers do gênero, de autoria do Espírito Emmanuel, levam o leitor a uma viagem no tempo e propõe um novo entendimento de fatos históricos de âmbito religioso sobejamente conhecido do grande público.
Em Há Dois Mil Anos, publicado pela FEB (Federação Espírita Brasileira) em 1939, conta-se a história do senador romano Publius Lentullus, contemporâneo de Jesus Cristo e a saga de sua transformação moral de homem orgulhoso e senhor de si até a sua conversão ao cristianismo, a partir do encontro que tivera com o próprio Cristo, que cura a sua filha acometida de lepra, uma doença incurável naquele tempo.
O livro Paulo e Estevão, trazido ao público, também pela FEB, em 1941, traz revelações históricas nunca antes mencionadas sobre a vida do apóstolo Paulo de Tarso, um dos expoentes da religião cristã.
O médium Francisco Cândido Xavier, por sua modéstia e simpatia, e sua dedicação ao próximo, angariou a admiração e o respeito de pessoas, inclusive, adeptas de outra religiões. Chico Xavier, como era carinhosamente chamado, começou a psicografar ainda muito jovem em Pedro Leopoldo/MG, sua cidade natal. De sua lavra, vieram à luz cerca de 450 livros, entre romances e mensagens, sendo o mais conhecido, Nosso Lar, levado às telas do cinema em 2010. Destaca-se também, a série composta por 14 livros de autoria do Espírito André Luiz, tido como o ‘repórter do mundo espiritual’, porque revela como as coisas acontecem do ‘lado de lá’ da vida.
Ao longo do tempo, surgiram outros médiuns psicógrafos, sendo o mais conhecido, depois de Chico Xavier, o baiano Divaldo Pereira Franco, que através do Espírito Joanna de Angelis, psicografou livros memoráveis que abordam com profundidade questões de cunho psicológico da pessoa humana, como ‘Jesus e Atualidade’ e “O Homem Integral’, entre outros. Divaldo, atualmente com 94 anos, e ainda na ativa, destaca-se também como palestrante, tendo já percorrido o mundo, levando a mensagem consoladora e esclarecedora que o Espiritismo proporciona. Além dos livros e das palestras, Divaldo Pereira Franco, dirige com zelo a instituição Mansão do Caminho, que abriga em Salvador/BA, centenas de crianças desamparadas pelo egoísmo humano.
O lema do Espiritismo, que teve em Allan Kardec, o organizador e divulgador primaz é “Fora da Caridade não há salvação”. O Espiritismo é uma filosofia espiritualista com bases científicas e consequências ético-morais. Convida o ser humano ao conhecimento de si mesmo e ao seu aperfeiçoamento moral. Revela a existência do mundo espiritual e a vida de relação de seus habitantes com os habitantes da Terra. Explica com clareza e coerência sobre a pré-existência da alma e a pluralidade das existências, conhecimento este, que permite ao ser humano rever o seu conceito sobre justiça. Desde 1857, com a publicação de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, essas informações estão disponíveis, para todos que tenham interesse em delas tomar conhecimento.
FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA EM RIO CLARO
Em Rio Claro, até o dia 20 de agosto, a Casa Espírita Fraternidade realiza a Feira do Livro Espírita, de segunda a sexta-feira, no horário das 09h00 às 17h30 e aos sábados e domingos, das 09h00 às 14h00, na qual, o público leitor poderá encontrar livros novos, publicados por váriaseditoras e também livros usados, em bom estado de conservação, a partir de R$1,00. A Casa Espírita Fraternidade está localizada à Rua M-8 No. 622 entre as avenidas M-23 e M-25, no Parque das Indústrias. Para mais informações, fones 3523-4556 e 9-8223-6844.