Eu já pensei muito nisso quando eu era adolescente (inclusive, os adultos têm esse pensamentos às vezes também, viu?!), e o que eu gostaria que tivessem me falado antes. É que tem muitas coisas que podem dar essa sensação de não ser ouvido. Pode ser que eles literalmente não deixem você falar, que te interrompam ou te cortem. Pode ser que eles apenas não concordem com você. Pode ser que eles não prestem atenção e reajam com indiferença.
Independente de qual for a opção, saiba que: se você mudar SUA reação diante da reação deles, você vai viver melhor. “Como assim, Fer?” Você não vai mudar as outras pessoas. Mas você pode mudar a si mesmo. Você pode procurar entendê-las e encontrar a melhor maneira para lidar com elas. Vou te ajudar a fazer isso!
Primeiro, lembre-se que todos os adultos já foram adolescentes e se eles te corrigem ou dizem que você está errado, provavelmente eles já passaram por uma situação parecida com a qual você está passando e só estão querendo te ajudar a não errar como eles já erraram.
“Mas as coisas mudaram, Fer, eles não viveram na mesma época que eu…”. E é exatamente esse o segredo! Já que você sabe que as coisas mudaram, acabou de entender a charada. Se as coisas mudaram, quer dizer que eles aprenderam coisas diferentes das que você está aprendendo, que eles tiveram outras experiências e, por isso, agem e pensam da forma que eles pensam. Então comece a respeitar isso, a entender que eles só fazem isso, pois aprenderam assim, e tá tudo bem!
Mas mesmo assim é difícil ter essa sensação de não ser ouvido e de não ter credibilidade… Então, aqui vai outro segredo: humildade. Não tem nada de errado em ter uma opinião ou um conhecimento, mas saiba que outras pessoas também têm. Inclusive, se você já tem um monte de conhecimento e experiência, imagina quem já viveu mais do que você? Lembre-se sempre disso.
E a verdadeira chave é a comunicação, a forma de falar e de se expressar. E existem várias teorias e estudos que ensinam a lidar com a comunicação e com o diálogo, mas aqui vai a chave de todos esses estudos: RESPEITO. Parece clichê, mas clichê só é clichê, porque funciona! Então, os maiores aprendizados de hoje são:
– Compreensão: se conecte com o motivo das pessoas fazerem o que elas fazem, mesmo que você não concorde, RESPEITE.
– Humildade: você tem muito a aprender ainda, aproveite para aprender o que fazer e o que não fazer, RESPEITE a sua história e história das pessoas.
– Comunicação: fale com os outros da forma que gostaria que falassem com você, ouça os outros da mesma forma que você gostaria que te ouvissem. RESPEITE a si mesmo e ao outro.
Muito obrigada por ler até aqui! No nosso próximo encontro, a gente conversa mais sobre isso. E lembre-se: SE QUER SER OUVIDO, OUÇA. Isso vai te ajudar!
Só mais uma coisa: se precisarem de mim, sabem onde me encontrar! Só entrar no Instagram @ferreginattoblog, será uma honra ouvir vocês!