A live solidária da Orquestra Filarmônica de Rio Claro e Mulheres que Cantam e Encantam foi confirmada para o dia 8 de maio, véspera do Dia das Mães e promete ser um presente inesquecível.
O evento, que inicialmente seria realizado no início de abril, teve que ser adiado em função do decreto para conter os casos de Covid-19, mas, a flexibilização permitiu que o evento fosse remarcado. Para Willian Nagib Filho, presidente da Filarmônica, o momento não poderia ser mais especial. “Essa data é muito significativa e uma das mais importantes do calendário, então, para nós será uma grande honra poder oferecer esse evento em homenagem a todas as mães.”
A orquestra já vinha preparando o espetáculo Mulheres que Cantam e Encantam-Remember, uma retrospectiva dos 15 anos do projeto. Durante 4 horas serão relembrados os melhores momentos de todas as edições realizadas até hoje. “Eu vou participar pela primeira vez desse grupo e confesso que estou ansiosa para que essa data chegue logo. Sempre fui apaixonada pelo Mulheres que Cantam e Encantam, mas, minha agenda nunca permitiu que eu pudesse participar”, conta Aninha Barros, do grupo Samba d´Aninha.
Quem também volta à terrinha para participar do evento é a cantora Marina Ignatti Casonato, mais conhecida como Tika, seu nome artístico. Tika faz shows em todo o Brasil e seu álbum “Unwritable” tem participações de profissionais destacados, como Otto e Rômulo Froes.
Todo o evento será montado na escadaria da Prefeitura Municipal de Rio Claro, Rua 3 entre avenidas 3 e 5, mas, não contará com a presença do público. “Ainda não podemos receber o público, mantendo as orientações de segurança, mas as pessoas poderão participar do Drive-Thru, doando alimentos e ouvindo uma palinha do show”, conta Willian.
O Drive-Thru é uma parceria da Orquestra Filarmônica com o Fundo Social de Solidariedade do Município. Os detalhes estão sendo organizados pela prefeitura e em breve serão divulgados. “Faremos um cordão de isolamento na Rua 3 com acesso controlado dos carros. Eles poderão passar em frente a Orquestra, deixar a doação e seguir.”
A arrecadação de alimentos é um dos pontos altos do trabalho da Orquestra, desde a sua formação. “Nunca cobramos ingresso e arrecadamos alimentos em prol de causas sociais de nossa cidade democratizando o acesso do grande público ao espetáculo musical e, ao mesmo tempo, dando um contexto humanitário ao projeto Mulheres Que Cantam e Encantam”, destaca Nagib Filho.
O show completo poderá ser acompanhado pelo Youtube Oficial da Filarmônica e mídias parceiras, incluindo o Diário do Rio Claro.
Essa será a quinta live da Orquestra desde o início da pandemia. As quatro lives da Orquestra Filarmônica de Rio Claro em 2020 foram vistas por mais de 100 mil pessoas, algo totalmente inimaginável para quem estava acostumado a 300 ou 1000 pessoas no máximo nos teatros, clubes e igrejas que recebiam os espetáculos da Filarmônica. “Para nós é uma grande vitória.”
Fotos: Giorgi Bastos Fotografias