A Orquestra Filarmônica de Rio Claro divulgou a temporada de concertos para o segundo semestre de 2021. A boa notícia é que nos próximos quatro meses, a Orquestra preparou seis novos concertos, dentre eles, um grande show com a artista Sandra de Sá, marcado para o dia 20 de novembro, no palco do “Lago Azul”.
Com sua voz grave, a carioca de Pilares é considerada a rainha do soul brasileiro e teve sucesso fulminante nos anos 80 ao participar do festival MPB 80, da Rede Globo. Na época, os padrinhos musicais foram João e Lucinha, pais de Cazuza. Ao longo da carreira, construiu uma base sólida com canções que marcaram época como “Joga Fora no Lixo”, “Bye Bye Tristeza” e “Solidão”. “Convidar grandes artistas populares para os concertos já se tornou uma marca registrada da Orquestra Filarmônica de Rio Claro. Hoje, a cidade já sabe que ao longo da temporada pode contar com essas participações, que antes eram vistas apenas dentro dos clubes. Como sempre acontece, esse concerto será gratuito, queremos manter nossa missão de tornar a Orquestra cada vez mais popular”, diz William Nagib Filho, Presidente da OFRC.
A obra de Sandra de Sá também será lembrada no próximo evento marcado para o dia 03 de setembro, na sede do CIESP, e contará com a participação de cantoras do projeto Mulheres que Cantam e Encantam. Andréia Flausino vai interpretar “Olhos Coloridos”, composta em 1970 por Macau. A canção é considerada um símbolo do orgulho negro no Brasil. “Sou apaixonada pela Sandra de Sá, por toda a força, toda a vibração que ela tem, estou contando os dias para conhecê-la pessoalmente. Até lá, vou fazendo minha homenagem, interpretando sua canção”, diz Andréia.
Aliás, o concerto de 3 de setembro terá como tema central a “Agenda ESG”, que significa Environmental – Meio Ambiente, Social e Governança. “Dentre várias músicas com foco nesses temas, a canção da Sandra de Sá escolhida por Andréia se harmoniza com inclusão, diversidade e a importância de combatermos todo tipo de injustiça e preconceito, todo o tempo”, diz Nagib.
Além de Sandra de Sá para 20 de novembro (dia da Consciência Negra) e do Concerto ESG em 3 de setembro, outros grandes eventos estão agendados até o final do ano. São eles: Ópera, no dia 23 de setembro, no Teatro de Cordeirópolis e no dia 24 de setembro no Centro Cultural Roberto Palmari, Concerto “Tributo à Saúde” no dia 12 de outubro em parceria com a Orquestra Sinfônica de Rio Claro e Banda dos Ferroviários, no Espaço Livre e, para fechar o ano, em 23 de dezembro o tradicional Concerto de Natal, com o tema “Alegria”.
A partir desse mês os eventos serão híbridos, com limitação de público e transmissão ao vivo pelas Redes Sociais. Para acompanhar a agenda e saber mais detalhes sobre cada um dos concertos, basta acompanhar a Orquestra Filarmônica de Rio Claro nas Redes Sociais ou através do site www.ofrc.com.br
A programação tem patrocínio da Whirpool com apoio Astra, Romi, CIESP Rio Claro, Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.
Fotos: Giorgi Bastos