A Orquestra Filarmônica de Rio Claro – OFRC, Cia Ópera São Paulo, Consulado Geral da Itália em São Paulo e Instituto Italiano di Cultura de San Paolo trazem para a cidade, Gianni Schicchi, considerada uma das obras mais perfeitas da história das óperas italianas. O espetáculo será encenado no dia 24 de setembro em Rio Claro, no Teatro do Centro Cultural e no dia 23 no Teatro Municipal de Cordeirópolis.
Gianni Schicchi é uma ópera cômica em 1 ato, de Giacomo Puccini, com libreto de Giovacchino Forzano, baseado no Canto XXX do Inferno, da Divina Comédia, de Dante Alighieri. Na história, Buoso Donati morre e deixa em testamento toda sua fortuna para igreja. A família, cobiçando a herança, chama Gianni Schicchi para se passar pelo morto e alterar o testamento. Todos estão cientes de que a pena para esse tipo de crime é o exílio de Florença e o corte da mão direita.
Quem assina o espetáculo é Paulo Esper, Diretor Geral e Artístico da Cia Ópera São Paulo, responsável pela produção de mais de 1500 encenações entre óperas, recitais e concertos com os mais renomados cantores e músicos brasileiros. “A missão da Cia é proporcionar essa integração com o mundo das óperas e está totalmente alinhada com a missão da Filarmônica, que é trazer cultura para a população, alternando música popular e erudita”, explica William Nagib Filho, Presidente da OFRC.
Em Rio Claro, a apresentação da Ópera será em espaço híbrido, com a presença de público no teatro do Centro Cultural Roberto Palmari e transmissão ao vivo pelas redes oficiais da OFRC. O ingresso será um quilo de alimento não perecível e não serão feitas reservas antecipadas. Em Cordeirópolis o evento será apenas presencial, no dia 23 de setembro, às 19h, no Teatro Municipal, também com arrecadação de alimentos que, posteriormente, serão doados para o Fundo Social dos respectivos municípios.
A ópera Gianni Schicchi vai passar por dezoito cidades do estado de São Paulo com produção Cia da Ópera, realização do Consulado Geral da Itália em São Paulo, Instituto Italiano di Cultura San Paolo, e em Rio Claro e Cordeirópolis conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio Whirlpool, apoio Astra.
Foto: Giorgi Bastos