A Orquestra Filarmônica de Rio Claro apresenta no próximo dia 24 de maio (sexta-feira), às 20 horas, no Grupo Ginástico Rioclarense (Rua 2, nº 941, Centro), a Ópera Suor Angélica, sob a regência do maestro Álvaro Peterlevtiz. A ópera em um ato tem músico composta por Giacomo Puccini (1858-1924) e libreto de Giovacchino Forzano.
Com um cenário deslumbrante e um elenco composto por 11 mulheres, a trama conta a história da jovem nobre, Angelica, enviada para um convento após dar à luz a um filho ilegítimo. Separada de seu filho, Angelica enfrenta um turbilhão de emoções enquanto busca redenção espiritual.
Depois de sete anos confinada no convento, Angélica finalmente recebe uma visita, sua tia Princesa, que infelizmente traz a notícia da morte de seu filho devido a uma doença grave. A jovem então decide se suicidar e, arrependida de ter cometido um pecado mortal, implora à Virgem sua salvação, que lhe é concedida. Angélica morre em paz e vai ao encontro de seu filho.
A ópera é uma exploração emocional profunda com uma trama comovente e poderosa. Sua estreia mundial foi em dezembro de 1918 na Metropolitan Opera de Nova York. Em São Paulo estreou no ano de 1919, no Theatro Municipal. A última apresentação em São Paulo foi em 1992.
A realização do concerto no município conta com atuação conjunta de músicos da Orquestra Filarmônica de Rio Claro e da Orquestra Sinfônica de Americana, além da Cia Ópera São Paulo, sob a coordenação de Paulo Esper.
Outro destaque é a participação especial do coral lírico “O Mensageiro”, de Rio Claro, sob a regência do Maestro Daniel S Pedroso
A entrada é franca. É solicitada a doação espontânea de um quilo de alimento não perecível que será destinado aos projetos sociais do Rotary Club Rio Claro Cidade Azul e Interact Club de Rio Claro.
Foto: Divulgação