Todos os anos desde a sua fundação, a Orquestra Sinfônica de Rio Claro realiza concertos em comemoração ao aniversário da cidade e, neste ano, não será diferente. A OSRC apresenta nesta quinta-feira (6), às 20 horas, o concerto “Rio Claro 192 anos”, sob regência do maestro André Müzel.
Para este concerto a orquestra executará três peças importantes do cenário musical erudito, começando com a famosa abertura da Ópera “O Barbeiro de Sevilha”, do compositor G. Rossini. A abertura, com trechos muito conhecidos pelo público em geral, abre o concerto em grande estilo preparando o público para todo o repertório que se seguirá durante a noite.
Seguindo a abertura, a noite será contemplada pelo Romance nº 2 para violino e orquestra de L. V. Beethoven, e contará com o solo do violinista Ricardo Yeda Rebouças, músico rio-clarense que começou seus estudos na escola de música da OSRC e hoje é bacharel em violino pela Unicamp, professor e chefe de naipe da OSRC.
Desde 2016, a orquestra tem prestigiado músicos rio-clarenses nas apresentações de aniversário da cidade. Já ocorreram solos de violoncelo, flauta, piano e neste ano o destaque será o violino.
Para fechar a noite, a Orquestra executará a Sinfonia nº 6, também conhecida como “Sinfonia Pastoral”, de Beethoven. A sinfonia é uma obra musical precursora da música programática, música em que o compositor se inspira em paisagens ou lugares que levam o ouvinte a adentrar na imaginação do próprio compositor. Esta sinfonia foi completada em 1808, depois da 5ª Sinfonia; talvez essa seja uma das mais conhecidas obras de Beethoven.
O Concerto acontece no Teatro do Centro Cultural “Roberto Palmari” e a entrada será de um quilo de alimento não perecível.