O Natal é uma comemoração cristã que relembra o nascimento de Jesus Cristo. Embora o Cristianismo tenha popularizado o Natal, a festividade tem origem pagã inspirada em festas que eram realizadas na antiguidade. Em 25 de dezembro, os romanos celebravam a chegada do inverno (solstício de inverno) por meio de culto ao Deus Sol (Natalis Invicti Solis), considerado a luz que vencia as trevas.
A fim de cristianizar as festas pagãs romanas, esse simbolismo foi incorporado e ressignificado pela Igreja Católica colocando Jesus na figura do Deus Sol, dando-lhes uma nova simbologia. A partir do século IV, a festividade foi oficializada como Natale Domini (Natal do Senhor). Como não se sabe ao certo o dia em que Jesus nasceu, essa foi uma forma de cristianizar as festas pagãs romanas, dando-lhes uma nova simbologia.
A escolha da data foi determinada pelo Papa Julius I (337-352) em 350, e o primeiro registro escrito que mostra o Natal sendo comemorado em 25 de dezembro é do ano de 354 em um calendário produzido por Fúrio Dionísio Filócalo. Mais tarde, em 529, a data foi declarada como feriado nacional pelo Imperador Justiniano I (483-565).
Com o tempo, o Natal se popularizou e incorporou novas tradições, como as decorações natalinas, a decoração da Árvore de Natal, a troca de presentes, a realização da Ceia de Natal etc.
Por Redação DRC / Foto: Wikipedia