Ela existe em Rio Claro desde 1958. A Unesp (Universidade Estadual Paulista), com seu campus no município, é referência acadêmica e tem relevância institucional e econômica para a cidade, atraindo estudantes de todo o Brasil. E, agora, é motivo de mais um fator de orgulho para Rio Claro – a instituição de ensino superior estadual, pública e gratuita apresentou melhoria de posição numa das principais entidades de avaliação do mundo.
Na 20ª edição do Times Higher Education (THE) World University Rankings, publicada nesta quarta-feira (27), a Unesp, que na edição anterior estava listada na faixa entre a 1001ª e a 1200ª posição, agora foi classificada entre 601 e 800, dentre 1.904 universidades avaliadas, de 108 países diferentes. No Brasil, a Unesp ficou com a terceira melhor avaliação.
Nesta edição, 2.673 instituições de ensino e pesquisa enviaram dados, mas foram classificadas 1.904 universidades, distribuídas por 108 países diferentes.
A classificação deste ano analisou mais de 134 milhões de citações em 16,5 milhões de publicações e incluiu 68.402 respostas de acadêmicos em todo o mundo sobre a reputação de pesquisas e instituições.
Segundo o Governo de São Paulo, o Times Higher Education World University Rankings é um ranking universitário que avalia o desempenho global de universidades em todas as suas principais missões, tais como: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional.
A metodologia deste ano foi significativamente atualizada, de modo a continuar a refletir os resultados da diversificada gama de universidades com pesquisa intensiva em todo o mundo. Os indicadores utilizados no ranking passaram de 13 para 18.
Nesta edição do ranking (2023), a Unesp foi classificada entre a 601 e a 800 posição, dentre 1.904, sendo a 3ª melhor universidade no Brasil, segundo os indicadores da THE World Ranking. No histórico recente, considerando a última década, a posição 601-800 tem sido a melhor colocação da Unesp.
A retomada da posição 601-800 nesta 20ª edição do ranking foi impulsionada, principalmente, pelo reconhecimento das pesquisas conduzidas pela Universidade no período analisado, onde a pontuação neste indicador saltou de 16.3 para 38.1.
Além da significativa melhoria no indicador Citação, é importante destacar que a Unesp também demonstrou melhorias em todos os outros indicadores, conforme mostrado abaixo.
É notável que, de acordo com a base Scopus, que é consultada para os indicadores de produção no ranking, a Unesp teve uma quantidade de 14.544 artigos considerados para a classificação em 2023. Um dado particularmente relevante é que 58% desse total, o que equivale a 8.503 artigos, foram resultado de colaborações internacionais.
A Unesp exibiu melhorias em suas classificações em diversas grandes áreas dos indicadores, com destaque para o indicador de Ensino (Teaching), onde alcançou a 270ª posição global. É importante ressaltar que isso se torna ainda mais significativo quando são consideradas que mais de 100 novas instituições foram incluídas nesta edição do ranking em comparação com a anterior.
História
O Câmpus da UNESP de Rio Claro com origem na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, criada pelo Governo do Estado em 1958, compreende, hoje, o Instituto de Biociências (IB), o Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) e o Centro de Estudos Ambientais (CEA), instalados todos no Bairro Bela Vista, em uma área de 1.155.147,79 m2, que aloca prédios de Departamentos, Unidades Auxiliares, Biblioteca, Setor de Informática, Centro de Convivência Infantil, Moradia Estudantil, Restaurante Universitário, Museus, Associação de Servidores (ASFAFI) e é cercada por uma imensa área verde. As antigas instalações do Bairro Santana, na rua 10, abrigam o Instituto de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN) e as da rua 11 foram cedidas à Prefeitura Municipal de Rio Claro.
Resultados do Brasil
No Brasil, a USP (Universidade de São Paulo) foi classificada na primeira posição no país e na posição 201-250. Unicamp (Universidade de Campinas) segue na segunda posição no país e na 351-400 no mundo. A Unesp ficou na 3ª posição no Brasil, seguida da UFRJ e UFRGS, na quarta e quinta posições, respectivamente. O Top 10 no Brasil é preenchido com UFMG, UFSC, UNIFESP, PUC-Rio e UFSCAR. (Com informações do governo estadual)
Foto: Unesp Rio Claro