Ora et labora
►Ora et labora! Esse é o lema da ordem beneditina criada pelo monge italiano Bento de Núrsia ou São Bento, como os católicos o chamam. Essa ordem é a mais antiga das ordens católicas, de 529 d.C. criada na Itália. Eu gosto muito desse lema que em português seria: “Reze e trabalhe”,”Ora et labora”.
►Eu também gosto muito de uma das regras da Ordem de São Bento (em latim: Ordo Sancti Benedicti), a regra de número 34, a mais conhecida, que diz: “é proibido resmungar”. Eu acredito que esta frase deveria usar como lema em vários lugares de nossa vida, pois não diz que é proibido discordar, debater e contrapor, mas é proibido resmungar.
►Eu digo que não devemos nos conformar com tudo, isto é, não tomar forma para tudo. Mas eu percebo que as pessoas se acostumam, mesmo com o que está ruim; muitas vezes por medo da mudança, medo de sairde algo que você já estava acostumado. E isto é muito perigo! Mas por quê? Porque hoje em dia tudo muda rapidamente, nós mudamos constantemente, e aqueles que não mudarem ficarão para trás, porque o mundo sempre mudou e sempre mudará; percebemos que no ano de 2020 e 2021 o mundo começou a mudar com ainda mais velocidade, muita gente que estava acomodada, resistindo à mudança, foi obrigada a mudar; e assim é a vida, dinâmica e intensa.
►Portanto, devemos ser capazes de mudar e não nos habituar com o mesmo, para que não fiquemos medíocres naquilo que somos e fazemos. Ora et labora. Independente de sua crença, ore, reze, tenha fé, mas faça, aja, mude, inove-se e trabalhe para que aquilo que almejas dê certo, de fato. Não podemos só torcer para que algo dê certo, devemos agir; e trabalho sem agradecimento fica sem valor.
►E eu termino citando Barão de Itararé, dizendo que a única coisa que você leva da vida é a vida que você leva.
►*Sabinadas é escrito por Kauhan Sabino, poeta e idealizador do Jornal Quincas Borba, na escola Marciano de Toledo Piza, participante da Rede Camões desde 2020. Visite nosso site: https://jornaldocamoes.wordpress.com/
Foto: Divulgação