Vexame, vergonha, humilhação, qualquer adjetivo pejorativo cabe para definir o fraco desempenho da seleção brasileira Sub-20 contra a Argentina, em partida válida pelo Campeonato Sulamericano da categoria. A goleada de 6×0 sofrida pelo Brasil, apenas retrata a mediocridade do atual futebol brasileiro em todos os níveis. Não há outra explicação senão ruindade mesmo.
Um técnico incompetente, Ramon Menezes, cuja presença à frente da seleção não se justifica. Uma geração de jogadores sem nenhum compromisso com a seleção brasileira, sem garra nem ambição para buscar vitórias e títulos.
Enxergam no futebol apenas um meio de vida para se enriquecerem e se tornarem famosos. E o futebol é muito mais que isso. O futebol é, também, competição, onde só os bons e os vencedores, marcam seus nomes na História e são reconhecidos e admirados.
De cabo a rabo, está tudo errado no futebol brasileiro, desde as categorias de base até o profissional. O futebol brasileiro ainda é vendido, como se fosse lindo e maravilhoso. Não é. Há muito tempo o futebol brasileiro perdeu sua essência, sua identidade. E o resultado disso, são os sucessivos fracassos em campo da seleção brasileira e dos clubes brasileiros em competições internacionais. Dá pena ver aquilo que um dia foi tão bonito resumir-se a mera fachada que o tempo vai apagando.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Reprodução/Conmebol