No próximo fim de semana (24, 25 e 26) o Policiamento Rodoviário realizará Operação Aniversário de São Paulo, com o reforço das ações de fiscalização, principalmente as de alcoolemia, com a utilização de etilômetros passivos recém-adquiridos, que ajudarão a dar maior visibilidade ao Programa de Prevenção e Redução de Acidentes no Trânsito.
Os oficiais estarão à disposição para fornecer entrevistas, bem como, a demonstração do aparelho para divulgação à população, para orientação quanto à importância de estar sempre consciente com relação aos cuidados no trânsito, principalmente, a de se beber não dirigir.
Os chamados “bafômetros passivos” detectam a presença de álcool sem a necessidade de soprar no aparelho.
Segundo o porta-voz da PRF, José Hélio Macedo, o aparelho facilita bastante o trabalho por questão de agilidade porque o motorista não precisa descer do carro. “Na aproximação da cabine do veículo você consegue fazer a detecção da presença de álcool. Ele tem uma sensibilidade bem grande e ganha nessa agilidade”.
Macedo cita também a economia proporcionada pelo novo modelo, já que o bafômetro tradicional requer o uso de um bocal que custa em torno de R$ 2 a unidade. “Em uma fiscalização de alcoolemia você gastava diversos bocais e às vezes sem necessidade porque o condutor não estava embriagado. É uma melhoria até mesmo para quem está sendo fiscalizado, porque se não tiver nada de errado, ela vai embora mais rápido”.
Foto: Divulgação