Começou a valer ontem (15), em Rio Claro, o decreto que proíbe o funcionamento de bares no município. O fechamento total vale até dia 26 de julho. A medida inclui proibição do atendimento presencial, por delivery e drive-thru. O objetivo com a determinação é impedir o avanço da Covid-19 na cidade.
Até o meio da tarde dessa quarta-feira (15), segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, não havia notificações formalizadas pela Guarda Civil Municipal, que realiza a fiscalização de bares e estabelecimentos. Os agentes seguiam com os trabalhos durante a noite. “Estamos batendo pesado para multar efetivamente, é como venho dizendo, o que vale para o comércio, vale para igrejas, para bares. E tudo isso com o objetivo de que possamos avançar para retomar todas as atividades a partir do dia 26”, declarou o prefeito Juninho da Padaria, em entrevista ao Diário do Rio Claro.
O prefeito, que foi positivado com coronavírus e já recebeu alta após ter cumprido a quarentena determinada, reafirmou o compromisso no combate à Covid, destacando também que as denúncias estão sendo feitas e as fiscalizações também. “Nosso efetivo não é tão grande quanto precisávamos para realizar a fiscalização como necessário, até porque estamos com baixa no efetivo, alguns tem mais de 60 anos e estão afastados, outros foram positivados, mas ainda assim vamos continuar com a fiscalização. Contamos com a colaboração da população”, apontou Juninho, declarando ainda, que no fim de semana, os fiscais devem mirar os supermercados, com o objetivo de fazer valer a lei que determina a entrada de apenas uma pessoa por família. “O número de casos em Rio Claro está aumentando e o que queremos é preservar vidas”, enfatizou.
AUTUAÇÃO
Na noite de terça-feira (14), por volta das 22 horas, após denúncias anônimas, várias viaturas da Guarda Civil Municipal de Rio Claro compareceram ao bairro Jardim Panorama realizando a fiscalização em comércios que não poderiam estar abertos, Segundo Decreto vigente do prefeito Juninho da Padaria. Foram fiscalizados alguns estabelecimentos, bem como, pessoas abordadas e um veículo apreendido. A operação continuará nos próximos dias, segundo ordem do Comandante da Guarda Civil Municipal de Rio Claro Luís Fernando de Godoy.
DENÚNCIAS
A orientação é que a população continue a denunciar. Os telefones da Guarda Civil Municipal de Rio Claro são 153 ou 08007711532. As denúncias podem ser feitas pela população e podem ser totalmente anônimas.
Foto: Divulgação