Dois foragidos da justiça foram presos em Rio Claro durante Operação Nacional da Polícia Civil, deflagrada nessa quarta-feira (24). Na sub-região, outros indivíduos também foram detidos, dois em Analândia e dois em Brotas.
Também na cidade de Analândia foram cumpridos 3 mandados de busca e apreensão em residências, nas quais foram apreendidos 5 aparelhos celulares, relacionados a outros crimes. Na cidade de Santa Gertrudes policiais civis em operação apreenderam 22 gramas de maconha após abordagem.
Para a realização da operação em Rio Claro e sub-região policial foram utilizadas 11 viaturas e um efetivo de 33 policiais civis.
BALANÇO NACIONAL
Mais de 4,6 mil policiais com o apoio de 1,8 mil viaturas participaram da ação, denominada Operação PC 27. As atividades fazem parte de um conjunto de ações deflagradas em todo o território nacional.
De acordo com a Polícia Civil, até as 17 horas, 1.193 pessoas foram detidas, sendo 120 em flagrante e 76 adolescentes. Além disso, foram apreendidos, aproximadamente, 300 quilos de maconha em Santos, nove armas de fogo e 20 veículos.
“A Polícia Civil, além de realizar um trabalho investigativo, faz um trabalho preventivo. Quando uma ação como esta acontece, unindo todas as polícias do Brasil, o resultado não poderia ser melhor”, destacou a delegada geral adjunta, Elisabete Sato. “Nós estamos preocupados em retirar das ruas pessoas condenadas para trazer tranquilidade e sensação de segurança à população”, concluiu.
A Operação PC 27 segue em andamento no Estado de São Paulo e em todo o Brasil. O foco, segundo a delegada Sato, são condenados por crimes de homicídio, latrocínios, estupros, roubos em geral e tráfico de drogas.
OPERAÇÃO
A Operação com o nome de PC 27, que faz referência às polícias civis em 27 estados brasileiros, reuniu em média 4,5 mil policiais envolvidos no trabalho que buscou capturar foragidos da justiça. Entre os procurados estão acusados de crimes como estupro e homicídio.
Equipes do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap), Macro São Paulo (Demacro), Departamentos de Polícia Judiciária do Interior, departamentos estaduais de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Investigações Criminais (Deic), Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC) e da Delegacia de Capturas e Delegacia Especiais (Decade) participaram da ação.