A operação “Ferrolho”, solicitada pela Secretaria de Segurança de São Paulo, foi realizada em todo o estado nessa quinta-feira (13).
Mil 653 pessoas foram presas e 68 adolescentes apreendidos em diversas cidades.
Em Rio Claro, os trabalhos foram realizados pela Polícia Civil, em conjunto com a Polícia Militar. Em média, 50 policiais das duas forças se empenharam para o cumprimento de mandados de prisões. “O setor de investigação mapeou os locais de mandado e, para os cumprimentos, contou com a Polícia Militar, que contou com cinco viaturas de Força Tática, equipe do Canil e oito motos da Rocam”, afirmou o Comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar de Rio Claro, Coronel Rodrigo Arena.
No total, eram 60 mandados e dez pessoas acabaram presas. “São pessoas envolvidas em diversos crimes como furto, tráfico, roubo e falta de pagamento de pensão alimentícia”, salientou o Delegado Seccional de Rio Claro, Paulo Nabuco.
O delegado explicou que o restante são pessoas que não foram localizadas por mudança de endereço ou até mesmo alguns indivíduos que já estão presos. “O resultado foi positivo. Primeiro, temos que cumprir a lei, recolhendo e tirando de circulação essas pessoas, procurando dar mais tranquilidade à população”, avaliou Nabuco.
Os policiais ficaram durante várias horas do dia no trabalho que foi realizado em toda a cidade e não teve resistência por parte dos detidos. “Buscamos reduzir os números de criminalidade e, com certeza, isso reflete. A experiência profissional mostra que o sujeito que comete um crime, foi condenado e está solto sem a penalização, acaba se envolvendo em outros”, diz Arena.
O delegado Paulo Nabuco destacou o envolvimento das forças. “Sempre realizamos trabalhos em conjunto, inclusive, o Canil da Polícia Militar tem apoiado equipes da Dise no combate às drogas. O objetivo é incrementar a parceria”, salientou.
Durante os trabalhos, um acusado de tráfico também foi preso em flagrante no bairro Vila Olinda. Em uma caixa de correspondência na casa do acusado, foram localizados 49 eppendorfs de cocaína. Dentro da casa, com apoio do Canil, foram encontrados mais 62 eppendorfs de cocaína em um vaso de flor, 18 porções de maconha e R$ 41. Diante dos fatos, o indivíduo foi conduzido ao plantão, onde permaneceu preso.
REGIÃO
Nas cidades que compõem o Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo do Interior – Deinter 9 Piracicaba e do Comando de Policiamento do Interior – CPI9, foram cumpridas mais de 160 prisões de procurados capturados durante a operação, englobando 52 municípios.