A 9 dias da abertura da Olimpíada de Paris-2024, a prefeita da cidade sede do maior evento esportivo mundial, Anne Hidalgo, nadou nas águas do emblemático rio Sena, um dos mais famosos cartões postais da cidade, onde serão disputadas as provas de maratona aquática e triatlo, nos dias 8 e 9, e 30 e 31 de julho, respectivamente.
A iniciativa visa convencer os cidadãos parisienses e esportistas em geral, que o rio Sena está totalmente despoluído e em condições de receber as disputas.
A manhã de ontem (17), estava ensolarada em Paris, com temperatura na casa dos 20o C. Mostrando seus dotes aquáticos, a prefeita da Cidade Luz nadou cerca de 100 metros em estilo crawl.
Vale mencionar que desde 1923, estava proibido nadar no rio Sena, por causa da poluição. Desde então, inúmeras promessas foram feitas pelas autoridades de Paris para recuperar a qualidade da água, porém, jamais cumpridas.
A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris terá algo diferente e jamais visto. As delegações dos países participantes irão navegar no Rio Sena, dispensando o uso do estádio olímpico, como normalmente acontece. O evento que será acompanhado com grande interesse por todo mundo, acontecerá no dia 26 de julho.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Twitter/Anouch Toranian