Os membros associados do Observatório Social do Brasil – Rio Claro e a comunidade em geral, reuniram-se no último dia 30 de novembro, em Assembleia Ordinária, na Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (ACIRC) para a eleição da chapa que vai dirigir a instituição no próximo biênio. Na ocasião, os presentes elegeram o sr. Jorge Pedro para suceder o sr. Nelson Trevilatto como Presidente do Conselho de Administração.
O OSB é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, e que já se encontra presente em 150 municípios de 17 estados brasileiros. Atua na prevenção da corrupção, controle e monitoramento dos gastos públicos, utilizando uma metodologia padronizada, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.
Em entrevista ao Diário do Rio Claro o presidente eleito do OSB Rio Claro, Jorge Pedro, ressaltou que a entidade tem vários objetivos, mas destacou dois como principais: “atuar como apoio à comunidade e gestores públicos com relação a aplicação dos recursos públicos e a qualidade dos serviços prestados; e estimular a participação da sociedade civil organizada no processo de avaliação da gestão dos recursos públicos”.
Com mandato de dois anos, o novo presidente do Conselho de Administração afirma que pretende contribuir, juntamente com todos os membros do Conselho, “para que a entidade atinja todos os objetivos e entregue resultados para os rio-clarenses, no que se refere à gestão dos recursos públicos executados com austeridade e dentro de princípios éticos com vista a paz e justiça social”.
Quanto aos desafios, diz que o principal é manter uma estrutura que possibilite atingir os objetivos e para que isso ocorra é necessário mantenedores e apoiadores para arcar com as despesas administrativas; e aumentar significativamente o número de voluntários para acompanhar as aplicações dos recursos públicos. “Já fica aqui o convite tanto para novos mantenedores como para novos voluntários virem conhecer nosso trabalho e fazer parte do Observatório. Estamos instalados na sede da ACIRC, Rua 3, 1431, telefone 3524-5006”, convida Jorge Pedro.
Foto: Divulgação