As obras para construção do hospital público municipal de Rio Claro começam nesta quarta-feira (1º). O hospital será construído anexo ao pronto atendimento do Cervezão. “Começamos a escrever um novo capítulo na história da saúde pública em nossa cidade. Iniciamos a construção do primeiro hospital público de Rio Claro. Um investimento, incluindo a construção e os equipamentos, de cerca de R$ 10 milhões”, destaca o prefeito Gustavo Perissinotto em vídeo divulgado nesta terça-feira (31).
De acordo com ele, esse novo desafio de sua gestão contou com empenho da Fundação Municipal de Saúde, além de parceria do deputado federal Miguel Lombardi, que destinou recursos para o projeto através de emenda parlamentar, e do Claretiano – Centro Universitário, bem como apoio da Câmara Municipal. “Um projeto completo, da obra aos equipamentos e profissionais para atender nossa população. Um marco na história de Rio Claro”, comenta Gustavo.
O prefeito informa que a ideia é criar dois complexos de saúde, um na zona norte e outro na zona sul da cidade. “Esse hospital vai ficar ao lado onde temos a UPA do Cervezão, o Caps (Centro de Atenção Psicossocial), o dispensário de medicamentos e a unidade básica de saúde”, esclarece.
Do outro lado da cidade, a prefeitura pretende criar outro completo na zona sul. “Vamos desenvolver um complexo de saúde para a zona sul onde ficam a UPA e a UBS da 29. Vamos reformar e ampliar a sala da espera da UPA para dar um pouco mais de dignidade e conforto para as pessoas”, informa Gustavo.
O prefeito lembrar que recentemente a lavanderia da Avenida 29 recebeu melhorias com ampla reforma e, no momento, a farmácia está sendo reformada. Conforme ele, posteriormente o posto de vacinação e a unidade básica de saúde também serão reformados. “Na UBS vamos ter um centro de atendimento e acolhimento especializado da mulher e ao lado um centro de atenção para as crianças”, adianta.
O hospital municipal, cujas obras começam hoje, terá 60 leitos, incluindo enfermaria e UTI. De acordo com a prefeitura, “o hospital terá todos os equipamentos necessários para seu pleno funcionamento, inclusive centro cirúrgico para atender demandas de baixa e média complexidade”. As obras serão realizadas pela Construtora Rodrigues e Penteado, vencedora da licitação, com valor de R$ 6,3 milhões. A previsão de término é de 14 meses.
Por Foto: Divulgação