Foram iniciadas as obras da Fase 2 do programa Novas Vicinais do Governo do Estado, que é executada na região do Polo Cerâmico de Santa Gertrudes e irá beneficiar moradores, motoristas e toda indústria que utiliza esses trechos de estradas rurais.
Dentro da Fase 2, estão contemplados trechos da Horácio Pascon, SGT-020 junto com SGT-273, chegando à entrada do distrito de Assistência em Rio Claro. Juntas somam 8,8 km de estradas com R$ 38 milhões em investimentos que vão auxiliar, inclusive no escoamento da produção de cana-de-açúcar. “O Programa Novas Estradas Vicinais tem sido fundamental para nossa região em especial ao setor cerâmico. A ASPACER, a Prefeitura Municipal de Santa Gertrudes e o Governo do Estado de São Paulo tem trabalhado em conjunto para realização desta obra”, destaca o prefeito de Santa Gertrudes Gino da Farmácia.
As obras foram viabilizadas depois de uma reivindicação de muitos anos da Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (ASPACER) em conjunto com o Estado e as prefeituras das cidades contempladas. “A melhoria das estradas vicinais vai muito além de um pedido setorial de nossa entidade, tendo em vista que a melhora desses trechos contribui de forma significativa em segurança para moradores, melhores condições no trânsito e em especial na redução do material particulado gerado por todo tipo de veículo que passa por esses trechos”, destacou o diretor de Relações institucionais da ASPACER Luís Fernando Quilici.
No ano passado, durante visita à ASPACER, o vice-governador e Secretário de Governo Rodrigo Garcia, durante entrevista à imprensa em Rio Claro destacou o atendimento feito à demanda da ASPACER sobre a questão. “As estradas vicinais serão asfaltadas em Santa Gertrudes a pedido da ASPACER, que é do Polo Ceramista e fez esse pedido entendendo que, os asfaltamentos dessas estradas vão melhorar não só o tráfego, mas também a qualidade do ar da região”, destacou Garcia.
“Estas obras são uma conquista de toda a região e trarão benefícios não só para o setor cerâmico no transporte de seus produtos e matéria prima, mas especialmente para a população de nossas cidades que passará a ter mais qualidade no ar que respira. É preciso lembrar que quando incentivamos o setor cerâmico estamos investindo num importante setor da economia, garantido a geração de emprego e renda”, afirmou o prefeito de Rio Claro, Gustavo Perissinotto.
A ASPACER aguarda ainda a conclusão do processo licitatório da Fase 5 do Novas Vicinais, onde constam 2 trechos nas cidades de Rio Claro e Santa Gertrudes. Somando-se as obras da fase 2 e 5, os investimentos são aproximadamente R$ 90 milhões que correspondem a cerca de 16 km de vias rurais que irão receber asfaltamento.
Foto: Divulgação