A prefeitura de Rio Claro está implantando na região norte do município um complexo de saúde, que terá entre os equipamentos de atendimento à população um hospital público municipal. As obras avançam rapidamente e a parte externa do prédio está recebendo reboco. A etapa atual também inclui infraestrutura para instalações elétricas, para caixa d’água e para tubulações e assentamento do revestimento cerâmico nos sanitários superiores. A expectativa é de que a obra seja concluída em 2024.
“O hospital é parte fundamental do trabalho que realizamos para que a saúde ganhe cada vez mais qualidade no atendimento ofertado aos pacientes”, destaca o prefeito Gustavo.
Além do hospital, o complexo de saúde da região norte de Rio Claro terá ainda a unidade de pronto atendimento, que mesmo após a inauguração do hospital será mantida em funcionamento; a unidade básica de saúde; a farmácia municipal; e o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) – serviços já instalados no mesmo quarteirão do bairro Cervezão. Um novo prédio para o Centro de Especialidades Odontológicas será construído em terreno próximo ao hospital, dobrando a capacidade de atendimento e com horário de funcionamento ampliado.
Em investimento que supera R$ 6,3 milhões, o Hospital Público Municipal de Rio Claro terá dois centros cirúrgicos, leitos de enfermaria e de UTI, áreas para exames de imagem, exames laboratoriais, refeitório, alas de internação e farmácia. A estimativa é investir mais R$ 2 milhões na compra de móveis e equipamentos. O hospital contará com 60 leitos, ampliando a oferta de leitos SUS no município.
“O aumento no número de leitos é sempre muito importante para o atendimento à comunidade”, observa Marco Aurélio Mestrinel, presidente da Fundação Municipal de Saúde.
Em sua construção, além de investimento municipal, o Hospital Público utiliza recursos federais, conseguidos por meio de emenda do deputado federal Miguel Lombardi, e recursos do Claretiano – Centro Universitário.
Foto: Divulgação