As obras realizadas pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário em Rio Claro, para a construção de um novo tratamento preliminar na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Flores chegaram à etapa de montagem das formas dos pilares de sustentação. A fase de fundações já foi concluída. O objetivo é aumentar a eficiência do tratamento e a segurança dos trabalhadores.
A ETE Flores está localizada no bairro Santa Maria e é responsável por tratar 91 litros de efluentes por segundo, com um volume diário de 7,8 milhões de litros. Ao todo, são 23 bairros atendidos pela ETE: Alto Santana, Chácara Boa Vista, Residencial São José, Residencial das Flores, Residencial Boa Esperança, Jardim Alfredo Caram, Jardim Araucária, Jardim Chervezon, Jardim Cidade Azul, Jardim Hipódromo, Jardim Independência, Jardim Ipanema, Olinda, Jardim Progresso, Santa Clara, Santa Maria, São Caetano, São João, Parque das Indústrias, Parque São Jorge, Recanto Paraíso, Jardim Elizabeth e Parque Universitário.
As obras incluem a instalação de gradeamento fino e desarenador mecanizado, contando com equipamentos reservas para ampliar a segurança operacional. A proposta da nova estrutura é também de facilitar as atividades rotineiras da operação da estação.
Na estação, os efluentes são tratados por meio do processo de reator anaeróbio (UASB), seguido de lodos ativados. No total, serão investidos R$ 5,3 milhões em melhorias no sistema e a expectativa é que a obra seja concluída em junho de 2025.
Foto: Divulgação/BRK