Antes da pandemia as voluntárias da Obra do Berço se reuniam em alguns dias da semana, na sede, que fica na Santa Casa de Rio Claro, para a confecção dos enxovais que são doados às mamães após o nascimento do filho. Os encontros sempre foram carregados de amor e alegria, mas tudo também precisou ser alterado devido a prevenção do coronavírus. A maioria das voluntárias faz parte do grupo de risco e precisou mais ainda ficar em suas casas e seguir à risca o isolamento social.
Porém, elas não desanimaram e continuam realizando o trabalho cada uma em seu lar. Costurando, bordando e montando os enxovais que são compostos por vários produtos que o recém-nascido necessita. Cada kit é composto por cobertor, cueiro, toalha de banho, fraldas, mijões, roupinha, sapatinhos de lã, meias, pano de boca, fronha e sabonete.
Entregas e doações
A cada mês são entregues em média 25 kits, mas em setembro a quantidade aumentou, foram 40 no total, sendo 20 para meninos e 20 para meninas que nasceram na Santa Casa de Rio Claro
Contudo, o estoque de produtos está abaixando e a obra precisa de doação de materiais como mijões, casaquinhos, meias para bebês. Qualquer pessoa ou empresa pode contribuir com a obra fazendo doação de produtos que compõem os enxovais. As doações podem ser deixadas no Plano da Santa Casa de Rio Claro.
Com a atual situação a Presidente e voluntária da Obra Angela Siqueira destaca que precisaram também contratar um motoboy para levar as peças até a casa de cada voluntária. Quem puder também pode contribuir e ajudar a pagar o serviço do profissional. “Precisamos contratar devido à idade das voluntárias que devem ficar em isolamento. Ele leva e traz as roupas. O serviço do profissional é pago pela obra”, salientou.
Destacando que os cuidados têm sido redobrados com a higienização de cada material. Um cuidado tanto para as voluntárias quanto para os que vão receber os enxovais. “Assim que recebemos os produtos, tudo é higienizado para a montagem dos kits”, observou a presidente.
A Obra
A obra do Berço completou 71 anos, foi fundada em 26 de maio de 1949, idealizada por um grupo de senhoras rio-clarenses lideradas por Clara Rodrigues dos Santos. Assim segue a Obra do Berço Menino Jesus, realizando trabalho em Rio Claro em prol de mulheres em situação de vulnerabilidade que têm seus filhos na Maternidade da Santa Casa, muitas das crianças nascem sem ter um enxoval, sem ter a primeira roupinha, então suprem esta parte.
Colaborem
A obra necessita de doações de peças como mijões, casquinhos e meias para bebês. Os materiais podem ser deixados no Plano da Santa Casa de Rio Claro que fica na Avenida 15, 358, no bairro Saúde.
As voluntárias também confeccionam guardanapos que são vendidos. A renda é revertida para a compra dos materiais que compõem os enxovais. Informações para doar ou adquirir os guardanapos, pelos telefones: 3534-7463 e 99697-3852
Fotos: Divulgação