Amor, carinho e muita dedicação, assim é o trabalho de quem se propõe ser uma voluntária da Obra do Berço que foi fundada no dia 26 de maio de 1949 e idealizada por um grupo de senhoras rio-clarenses lideradas por Clara Rodrigues dos Santos. No começo se reuniam na casa de uma delas, com o passar do tempo conseguiram a sede própria na Santa Casa de Rio Claro.
A data de hoje marca os 72 anos de atividades em Rio Claro que mesmo com a pandemia não foram paralisadas, porém também tiveram que se adaptar. As voluntárias que são de grupo de risco devido à idade continuam se dedicando e realizando a montagem dos kits em suas residências. “Nossas reuniões aconteciam todas as terças-feiras na Santa Casa, onde tínhamos nossas máquinas e mantínhamos os materiais. Com o início da pandemia, fomos obrigadas a trabalhar em casa, já que todas as voluntárias faziam parte do grupo de risco. Infelizmente, em fevereiro deste ano, perdemos uma das nossas mais ilustres colaboradoras a Alaide Ferreira que já vinha com problemas de saúde há algum tempo. Hoje, mesmo depois de vacinadas, achamos melhor continuarmos nossos trabalhos em casa, pois os bebês continuam nascendo. Atualmente somos um grupo de 20 mulheres que dedicam seu tempo para a Obra com muito amor”, destacou a presidente Angela Siqueira que comanda o trabalho há 12 anos.
A obra consiste na montagem de enxovais que são destinados aos bebês que nascem na Maternidade da Santa Casa de Rio Claro. Cada kit é composto por cobertor, cueiro, toalha de banho, fraldas, mijões, roupinha, sapatinhos de lã, meias, pano de boca, fronha e sabonete. A demanda é sempre grande. “Conseguimos manter a montagem de aproximadamente 40 enxovais por mês, sendo 20 para meninas e 20 meninos, que são enviados para Santa Casa de Rio Claro atendendo assim as mães carentes”, explica Angela.
AJUDA
Uma das ações que a obra realizava para comemorar a data em anos anteriores não poderá ser realizada. “Neste ano, devido ao cenário atual, não poderemos realizar o bingo beneficente, que muito nos ajudou nos últimos dois anos”, salienta.
Para dar continuidade com a assistência, doações são bem vindas. “Estamos solicitando a colaboração de quem puder, para doação de itens para recém-nascidos como: pagãozinhos, mijãozinhos, casaquinhos, sapatinhos, toalhas de banho, sabonete infantil, fraldas, enfim qualquer item para compor enxovais de bebês”, solicita a presidente.
As doações podem ser entregues na Rua 3 número 365 entre avenidas 15 e 17, próximo à Santa Casa, onde é disponibilizada uma caixa para arrecadação. Quem preferir pode entrar em contato pelo telefone 19- 99697 3852, falar com a presidente Angela. “Aproveitamos para agradecer a todos que colaboraram durante esses tempos mais difíceis. Temos senhoras que fazem tricô e crochê em casa e doam com muito carinho. Agradecemos também a todas as voluntárias e à imprensa que colaboram oferecendo esse espaço para a divulgação do nosso trabalho”, conclui.
DOAÇÕES
Doações podem ser feitas para contribuir com a obra, como pagãozinhos, mijãozinhos, casaquinhos, sapatinhos, toalhas de banho, sabonete infantil, fraldas, enfim qualquer item para compor enxovais de bebês
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação