Depois da obra “A vida como ela é”, o escritor Nilson Dias lança seu segundo livro e, com o exemplar, destaca a importância do papel do pai na vida dos filhos. “Este livro foi escrito depois de 30 anos de atendimento às famílias. Percebi que a entidade mais importante da sociedade precisa urgentemente do resgate da paternidade. Muitas coisas acontecem quando há ausência da figura do pai como portador da lei e como aquele que irá determinar a sexualidade dos filhos”, observa Dias.
O autor, que é casado com Carla Dias, e é pai de Ana Carolina, Ana Júlia, Júlia e Nathan, também atua como professor, pregador e psicanalista. Para ele, a sociedade está vivendo uma constante desconstrução da estrutura familiar e, com isso, o desmoronamento moral.
Nilson observa que é de fundamental importância o resgate da masculinidade e da paternidade, destacando que cada um tem seu papel na criação. “Filhos precisam da mãe, mas filhos precisam do pai. Cada um tem sua função importante na formação psíquica, social e espiritual na estruturação da personalidade dos filhos”, ressalta.
No livro “Resgatando a Paternidade”, com tiragem de 1.100 exemplares, o autor apresenta a trajetória do pai na história da humanidade, o crescimento do feminismo, o declínio da masculinidade, os efeitos negativos da ausência paterna, os tipos de pais que há nos dias de hoje, limites na formação do caráter dos filhos, pais como modelos, a sexualidade na pós-modernidade e a relação do pai com o seu filho como base do nosso relacionamento.
“Pais criam filhos para que não sejam eternamente bebês. Sei que há exceções. Há pais que perpetuam a infância na vida dos filhos, tornando esta vida um desastre e, no futuro, arrependem-se, pois seus filhos ficam dependentes deles a vida toda, inclusive financeiramente. Conheço homens já na meia idade que nada fazem sem a direção dos pais, não sabem o que querem, e nem sabem como chegar a algum lugar da vida, pois estão presos ‘à barra da saia das mães’.
Enfim, a maioria dos pais quer que os filhos cresçam, se desenvolvam e tenham a sua independência na vida”, salienta Nilson, que possui também Pós-Graduação em Aconselhamento Pastoral pelo IFC – Vinhedo (SP), Pós-Graduação em Novo Testamento e Grego pelo IFC – Vinhedo (SP), Psicologia pela Unimep – Piracicaba (SP). Mestre no ensino da palavra, Nilson tem levado ainda seu conhecimento e palavras por meio de um ministério que tem atingido vários países através da internet.
A obra “Resgatando a Paternidade”, lançada pela Editora Betel, propõe mostrar os caminhos quanto ao que fazer e quanto ao que não fazer para formar com amor e responsabilidade uma geração forte e capaz de enfrentar os desafios ao longo da vida.
O lançamento do livro “Resgatando a Paternidade” acontece no domingo (15), na Igreja Batista do Calvário, que fica na Avenida 20-A – 240, Vila Indaiá, em dois horários: às 9 horas e às 19 horas. Posteriormente, o exemplar também pode ser comprado no mesmo endereço ou no site da Editora.
Fotos: Divulgação