A obesidade é uma das formas mais importantes e frequentes da má nutrição observada na clínica de animais de companhia.
Os animais apresentam um acúmulo excessivo de tecido adiposo (gordura corporal) no organismo.
O sobrepeso e a obesidade podem abrir portas para outras doenças, como afetar o sistema respiratório, aumentando o cansaço e dificultando a respiração, problemas cardiovasculares, diabetes, dores nas articulações pelo excesso de peso, entre muitos outros problemas de saúde.
Muitos fatores podem predispor um animal à obesidade, dentre eles estão: a genética, problemas hormonais, a intensidade de atividade física que pratica e a quantidade de energia/calorias fornecida na dieta (alimentação).
Algumas raças de cães apresentam uma chance maior de se tornarem obesas, entre elas estão os animais da raça Cocker Spaniel, Labrador, Golden Retriever, Basset Hound, Dachshund, Pug e Schnauzer.
Nossos pets devem ser alimentados com uma dieta adequada, seja ela natural ou comercial, de acordo com a idade, saúde e suas necessidades funcionais. O fornecimento dos nutrientes deve ser avaliado, assim como a quantidade e o número de vezes que a alimentação é fornecida. Para proporcionar o consumo ideal para seu cão/gato, consulte um médico veterinário, ele poderá indicar uma ração ou alimento específico para seu mascote.
O sedentarismo, ou a falta de atividade física pelo animal, pode influenciar no ganho de peso, aumentando as chances da obesidade. Esse problema pode ser facilmente corrigido com atividades físicas diárias adequadas para seu pet, que façam o animal se movimentar e, com isso, gastar energia e calorias. Muitos tutores, hoje, optam por levar seus cães em estabelecimentos que oferecem o serviço de recreação, lugares onde o pet gasta energia e socializa com outros animais, conhecidos como creche/escola para cães.
Para saber se seu pet está acima do peso, basta pesá-lo e comparar o valor observado com os valores de peso ideal encontrados na raça. Valores acima de 15% do peso ideal indicam que seu cão ou gato já pode ser considerado obeso. Um dos primeiros sinais e o mais fácil de ser notado é a perda da cintura (silhueta) do animal, assim como a dificuldade de se localizar as costelas devido à camada de gordura sobre as mesmas.
Simples cuidados podem evitar esse problema de excesso de peso, melhorando a saúde do seu animal de estimação. Consulte sempre um médico veterinário capacitado para monitorar a saúde e aumentar a qualidade e expectativa de vida do seu pet.
Pet Garden Rio Claro – Creche e Hotel
M.V. Me. Marcella Gallegos – CRMV-SP 29.863
(19) 3597-1869 / (19) 99937-3300
Rua 19, 279 (Avs. 27 e 29)
Bairro do Estádio – Rio Claro
Facebook.com/petgardenrioclaro
contato.petgarden@gmail.com