Na segunda-feira (7) ocorreu na sede da OAB Rio Claro a segunda reunião para estudo e planejamento de ações no combate às notícias falsas. O objetivo da Comissão Especial Multidisciplinar De Combate a Propagação de Fake News é promover uma campanha que auxilie toda sociedade a não só identificar e checar uma informação equivocada; como também entender quais instrumentos jurídicos podem ser utilizados.
O projeto conta com o apoio da imprensa local e pretende agregar outros setores da sociedade civil como empresários, comunicadores, dentre outros. “Para nós da Ordem, é de fundamental importância que possamos trabalhar este tema tão pertinente, e que atinge a todos – desde o consumidor de informações até o consumidor de produtos que por vezes pode estar sendo enganado, ludibriado num anúncio numa rede social, na internet”, disse Henrique Caldeira, presidente da Comissão.
O grupo é composto pelos advogados Filipe Falcão (Direito Constitucional), Peterson Santili (Direito Processual e Direitos Humanos), Thiago Falcão (Direito do Consumidor), Marcelo Pajola (Filosofia do Direito), Ana Carolina Hilário (Jovem Advocacia) e órgãos de imprensa do município, incluindo o Diário do Rio Claro.
Olhar especial para o Natal
A primeira campanha a ser desenvolvida será com os olhos voltados para as festas de final de ano, principalmente aos consumidores digitais, o e-commerce. “Nossa meta inicial será desenvolver peças informativas que atentem e informem os cidadãos sobre possíveis problemas enfrentados nesse período”, comentou o atual Vice-presidente da OAB Rio Claro e membro efetivo da Comissão, Marcelo Pajola.
Foto: Divulgação