A OAB Rio Claro realiza nesta quinta-feira (29), às 9h30, a primeira reunião da Comissão Pela Volta dos Trens de Passageiros a Rio Claro. A atividade acontece na Casa do Advogado, na Avenida 7 com a Rua 5, e é aberta a advogados interessados.
Na ocasião, conforme informou ao Centenário o presidente da comissão, Irineu Carlos de Oliveira Prado, será discutido o regimento interno, cargos e próximas atividades. “Depois de organizar a comisão, vamos estabelecer a programação, com visitas a autoridades para apresentar a pauta”, disse Prado na tarde dessa terça-feira.
HISTÓRICO
O advogado explica que logo que soube do interesse do governo do Estado em implantar um trem de passageiros até Americana, em 2014, enviou ofícios para entidades do município para que Rio Claro fosse incluída no projeto.
Prado foi nomeado pela então presidente da OAB, Rosa Catuzzo, representante da entidade na campanha pela volta dos trens.
Com a iniciativa, foi entregue ao então governador Geraldo Alckmin (PSDB) um abaixo-assinado com aproximadamente 25 mil assinaturas pedindo a inclusão de Rio Claro no projeto. De acordo com ele, o tucano se mostrou interessado no pleito.
“Já existe essa intenção há bastante tempo. Estamos trabalhando nisso”, destaca ao lembrar que com a saída do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) para a disputa à presidência, o projeto ficou parado nas mãos do vice Márcio França (PSB).
A campanha não teve segmento. “A par disso, o presidente [da OAB Rio Claro] Mozart honrou-me com a nomeação para presidir esta comissão, dando formalidade à nossa campanha, que deve durar algum tempo. Com essa decisão da presidência, os objetivos ficam mais visíveis e fortalecidos”, disse.
TIC
Conforme publicado nas páginas do Centenário, o projeto Trem Intercidades (TIC) engloba a implantação de uma rede de trens de passageiros entre São Paulo-Sorocaba, São Paulo-Vale do Paraíba, São Paulo-Santos e São Paulo-Americana. O governo paulista já afirmou que esta é uma das prioridades da gestão.
A etapa mais avançada do projeto é a linha que liga São Paulo a Americana, segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM). O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas), já se reuniu com o governo do Estado para pleitear o prolongamento da linha até o município. A iniciativa da OAB soma-se ao esforço político para a volta do trem de passageiros a Rio Claro.